Com relação aos consórcios administrativos, analise as asse...
( ) É necessário o acordo de vontades entre pelo menos duas pessoas jurídicas públicas ou público/privadas para a formalização de um consórcio administrativo. ( ) O consórcio administrativo nunca adquire personalidade jurídica. ( ) Por movimentarem dinheiro público, as contratações de pessoal nos consórcios administrativos dependem de concurso público.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Os consórcios administrativos se assemelham aos convênios e são regidos pelo artigo 116 da Lei nº 8.666/1993 ou pelo artigo 184 da Lei nº 14.133/2021. Os consórcios administrativos não se confundem com os consórcios públicos regidos pela Lei nº 11.107/2005.
Vejamos as afirmativas da questão:
É necessário o acordo de vontades entre pelo menos duas pessoas jurídicas públicas ou público/privadas para a formalização de um consórcio administrativo.
Verdadeira. É necessário ajuste de vontade entre pessoas jurídicas de direito público ou entidades da administração indireta de direito privado para formalização de consórcio administrativo.
O consórcio administrativo nunca adquire personalidade jurídica.
Falsa. O consórcio administrativo não obrigatoriamente adquire personalidade jurídica, mas pode adquirir.
Por movimentarem dinheiro público, as contratações de pessoal nos consórcios administrativos dependem de concurso público.
Verdadeira. A contratação e pessoal nos consórcios administrativos depende de prévia aprovação em concurso público.
Gabarito do professor: C.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: C
V - F - V.
Pessoal, na primeira alternativa temos: A) necessário o acordo de vontades entre pelo menos duas pessoas jurídicas públicas ou público/privadas para a formalização de um consórcio administrativo.
O consórcio pode ser firmado com pessoa jurídica de direito privado? ex: Estado de São Paulo e Banco do Brasil?
Tema: DIREITO ADMINISTRATIVO 60.112 questões até o momento;
· Subtema: Organização da Administração Pública = 6.166 questões;
· Desse subtema, maior incidência em: adm. Indireta = 1.197 questões; autarquia = 1.185 questões; Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista = 1.256 questões.
· FGV e CEBRASPE as que mais cobram !
============================================================================================
Consórcio público é a entidade pública sem fins lucrativos instituída por dois ou mais entes federados para a consecução de competências públicas por eles descentralizadas por lei.
Pode ser instituído como uma autarquia interfederativa: a associação pública; ou como pessoa jurídica de direito privado.
TEM PERSONALIDADE JURÍDICA DE DIREITO PRIVADO -> Provavelmente para separar os bens de cada Estado/Município ...
Correlato ao tema:
SERVIÇOS PÚBLICOS:
Concessão
1. pode ser para pessoa jurídica ou consórcio (nunca para pessoa física);
Permissão
1. pode ser para pessoa física ou jurídica (nunca para consórcio);
Autorização
1. pode ser para pessoa física ou jurídica (nunca para consórcio);
===========================================================================================
VENDO RESUMOS DE DIREITO A PREÇO ACESSÍVEL (preciso de R$ para viajar/exames de concursos que estou aprovado e prestar + concursos ), – feitos sob 30 mil questões.
O’QUE REALMENTE CAI SOBRE CADA MATÉRIA !
Whats: 66 997139252
Ou insta: lucas_araujoalencar
Cuidado com convênio vs consórcio público.
Diferenças entre Consórcio Público e Consórcio Administrativo:
Um consórcio público e um consórcio administrativo são duas formas diferentes de parcerias entre entidades governamentais, mas possuem algumas diferenças importantes.
Um consórcio público é uma forma de cooperação entre entes federativos, como municípios, estados e o Distrito Federal, que se unem para atingir objetivos comuns. Esses consórcios são regulamentados pela Lei nº 11.107/2005, no Brasil, e podem abranger diferentes áreas de atuação, como saúde, educação, infraestrutura, entre outras. No consórcio público, os entes participantes compartilham responsabilidades, recursos financeiros e técnicos para a execução de projetos e serviços de interesse coletivo, visando alcançar maior eficiência e redução de custos.
Já o consórcio administrativo é uma modalidade de parceria mais específica, realizada entre entidades governamentais e empresas privadas, para a prestação de serviços especializados. Nesse tipo de consórcio, uma empresa privada é contratada para gerenciar e prestar serviços em áreas específicas, como obras públicas, limpeza urbana, transporte coletivo, entre outras. O consórcio administrativo pode ser uma alternativa para as entidades públicas conseguirem obter serviços de qualidade, sem a necessidade de criar uma estrutura própria para esse fim.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo