A respeito dos riscos de auditoria, analise as assertivas ab...
( ) Risco de auditoria é todo risco a que o auditor se submete ao realizar seu trabalho, desde o planejamento até a emissão do relatório, independentemente da opinião emitida sobre as demonstrações contábeis.
( ) Risco de controle é o risco de que uma distorção que possa ocorrer em uma afirmação sobre uma classe de transação, saldo contábil ou divulgação e que possa ser relevante não seja prevenida, detectada e corrigida tempestivamente pelo controle interno da entidade.
( ) Risco de detecção é o risco de que os procedimentos executados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo não detectem uma distorção existente que possa ser relevante.
( ) Risco de distorção relevante é o risco de que as demonstrações contábeis contenham distorção relevante antes da auditoria.
( ) Risco inerente é o risco típico da atividade de auditoria, de responsabilidade ou não da pessoa do auditor, e que possa prejudicar os resultados almejados ou a adequação da opinião emitida ao final dos trabalhos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Risco de auditoria (relaciona-se ao trabalho do auditor):
É o risco de que o auditor expresse opinião inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante, ou seja, é o risco de que o auditor possa inadvertidamente não modificar sua opinião sobre demonstrações financeiras que contêm distorções relevantes. Se o auditor disser que há distorções relevantes sem que haja, não se trata de risco de auditoria. (opinião inadequada + distorção relevante).
Risco inerente (independente do trabalho do auditor):
É o nível de risco antes do tratamento do risco que a agência pública realiza para reduzir a probabilidade do evento ou os seus impactos nos objetivos, incluindo controles internos (é o resultado da combinação da probabilidade com o impacto).
Resumo sobre Riscos: Para auxiliar os colegas.
Risco de Auditoria = opinião de auditoria inadequada
Risco de Detecção = procedimentos executados não detectam distorção relevante. (depende do auditor)
Risco Distorção Relevante = DC's contenham distorção relevantes (incorreção) ANTES da auditoria. (independe do auditor)
- Risco Inerente = suscetibilidade de ser sujeita a uma distorção ANTES de qualquer controle.
- Risco de Controle = possibilidade de que uma distorção relevante não seja prevenida/detectada tempestivamente pelo controle interno.
Risco de Negócio = risco que pode afetar de forma adversa a capacidade da entidade.
Risco Residual = resquícios do risco após ter feito as ações necessárias de mitigação.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo