Analise as assertivas a seguir a respeito das evidências de ...
I. A evidência de auditoria circunscreve-se ao conjunto de informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se fundamentam a sua opinião e desde que tais informações estejam contidas nos registros contábeis que suportam as demonstrações contábeis.
II. Adequação da evidência de auditoria é a medida da qualidade da evidência de auditoria, isto é, a sua relevância e confiabilidade para suportar as conclusões em que se fundamenta a opinião do auditor.
III. Suficiência da evidência de auditoria é a medida da quantidade da evidência de auditoria, sendo que a quantidade necessária da evidência não pode ser afetada pela avaliação do auditor dos riscos de distorção relevante, tampouco pela qualidade da evidência de auditoria.
Quais estão corretas?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central da Questão:
O tema central desta questão é a evidência de auditoria, conforme definido pelas Normas Brasileiras de Contabilidade NBC TA 500 – R1. Para resolver esta questão, é necessário compreender o conceito de evidência de auditoria, a diferença entre adequação e suficiência, e como essas evidências são utilizadas para formar a opinião do auditor.
Alternativa Correta: B - Apenas II.
Justificativa:
Assertiva II está correta. Ela afirma que a adequação da evidência de auditoria é a medida de qualidade da evidência, isto é, a sua relevância e confiabilidade para suportar as conclusões em que se fundamenta a opinião do auditor. Isso está de acordo com o que preconiza a NBC TA 500 – R1.
Examinando as Alternativas Incorretas:
Assertiva I está incorreta. A definição apresentada é limitada, uma vez que a evidência de auditoria não se restringe apenas às informações contidas nos registros contábeis. A evidência pode ser obtida de outras fontes e não apenas dos registros que suportam as demonstrações contábeis.
Assertiva III está incorreta. Ela apresenta uma afirmação equivocada sobre a suficiência da evidência de auditoria. A quantidade necessária de evidência de auditoria pode sim ser afetada pela avaliação do auditor dos riscos de distorção relevante e pela qualidade da evidência disponível. A suficiência é a medida da quantidade, mas a avaliação do risco e a qualidade influenciam essa quantidade.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Vamos analisar:
Assertiva I => A assertiva está incompleta. A evidência de auditoria não se limita apenas às informações contidas nos registros contábeis, mas também inclui outras informações obtidas durante a auditoria, como observações e confirmações externas. Portanto, a evidência de auditoria abrange um conjunto mais amplo de informações além dos registros contábeis.
Assertiva II => A assertiva está correta. De acordo com a NBC TA 500 – R1, a adequação refere-se à qualidade da evidência de auditoria, incluindo sua relevância e confiabilidade para apoiar as conclusões do auditor.
Assertiva III => A assertiva está incorreta. A quantidade de evidência necessária é, sim, afetada pela avaliação do auditor dos riscos de distorção relevante e pela qualidade da evidência. A suficiência refere-se à quantidade de evidências necessárias, que varia com base no risco e na qualidade das evidências coletadas.
Gabarito B.
Bons estudos!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo