A respeito dos ciclos termodinâmicos, julgue o item a seguir...
A respeito dos ciclos termodinâmicos, julgue o item a seguir.
A seguinte figura ilustra um ciclo de Rankine com trabalho representado pela área 1-2-2’-3-4-1.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Não entendi a resposta, pois o ciclo de Rankine produz trabalho a partir de vapor superaquecido, sendo portanto necessário atingir o ponto 3'
Certo
Beatriz, não necessariamente a produção de trabalho pelo ciclo deve ser a partir do vapor superaquecido, podendo ser também a partir de vapor saturado.
Essa questão foi anulada?
Se não, achei que o examinador poderia ser mais incisivo, dizendo: a linha compreendida pelos pontos 1-2-2’-3-4-1 PODERIA ser admitida como o trabalho de um ciclo a vapor qualquer. Pois, o Ciclo Rankine é um ciclo teórico e didático próprio, que, nas condições ideais, teria o trabalho caracterizado pela linha formada pelos pontos 1-2-2'-3-3'-4'-1. Didaticamente falando.
Em nenhum livro você vai encontrar trabalho descrito por 1-2-2’-3-4-1 para um ciclo a vapor. No máximo, temos o ciclo de Carnot a vapor que seria compreendido entre os pontos 1'-2'-3-4.
Bons estudos!
O ciclo teórico pode produzir trabalho a partir do vapor saturado. Na prática, usa-se vapor superaquecido, tanto por se obter mais trabalho líquido quanto por minimizar/evitar a formação de bolhas durante a passagem do vapor pela turbina, evitando-se a cavitação.
O fornecimento de calor no ciclo Rankine pode ser feito até o ponto 3 ou 3'. Tanto a área 1-2-2’-3-4-1 como o ciclo 1-2-2'-3-3'-4'-1 correspondem ao trabalho líquido desse ciclo, sendo o segundo o ciclo com superaquecimento. O motivo de não se utilizar o primeiro (sem superaquecimento) é o baixo título na saída das turbinas no ponto 4, ou seja, grande quantidade de líquido, que pode danificar as pás. Por isso, é preferível o ponto 4', com superaquecimento, aumentando a quantidade de vapor na saída das turbinas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo