Um sistema de controle interno governamental pressupõe a exi...
I. As atribuições do controle interno incluem o exame das áreas de orçamento, de patrimônio, da gestão administrativa e de finanças públicas, exceto de contabilidade, que é atribuição exclusiva do controle externo ou de empresa de auditoria independente.
II. Há algumas atribuições do controle interno que também são pertinentes ao controle externo, mas a atuação das duas esferas de controle não se confundem, pois a competência para julgar as contas dos administradores é do Tribunal de Contas e, portanto, a ele se subordina o controle interno.
III. No exercício de suas atribuições, o controle interno pode ocorrer em três momentos: prévio, concomitante ou a posteriori. Prévio, quando o controle analisa o ato antes da execução; concomitante, quando o controle se dá simultaneamente; e a posteriori, quando se dá após a ocorrência dos atos e fatos sob análise.
Quais estão corretas?
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: letra C.
I. O erro está em dizer que a contabilidade não é objeto de exame do controle interno. Ou seja, não há que se falar no exame contábil como atribuição exclusiva do controle externo e/ou auditoria independente. Item errado.
II. De fato, o julgamento das contas dos administradores é feito pelos Tribunais de Contas. No entanto, isso não faz com que o controle interno seja subordinado ao controle externo. Ambos devem atuar de forma harmônica entre si. Item errado.
III. Trouxe a classificação do controle sob a perspectiva do momento: prévio (a priori), concomitante (pari passu) ou posterior (a posteriori). Item correto.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo