São consequências ou objetivos do swapping em memória virtua...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q307877 Sistemas Operacionais
São consequências ou objetivos do swapping em memória virtual, EXCETO:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A resposta correta para a questão é a Alternativa D: minimizar a relocação dos programas.

O conceito de swapping em sistemas operacionais que utilizam a técnica de memória virtual é fundamental para entender a gestão de processos e o uso eficiente da memória principal. Essa técnica consiste em transferir temporariamente processos ou partes deles (como páginas ou segmentos) da memória principal para um espaço de armazenamento secundário, normalmente o disco rígido, com o intuito de liberar espaço na memória principal para outros processos.

Isso permite, como indicado na Alternativa A, aumentar o número de processos que compartilham a memória principal, pois ao retirarmos processos da memória, podemos alocar outros. De forma similar, na Alternativa B, o swapping ajuda a contornar o problema da insuficiência de memória principal, já que processos que não são necessários naquele momento podem ser movidos para o disco, fazendo com que a memória principal seja utilizada apenas pelos processos que realmente precisam dela no momento. A Alternativa C menciona o aumento do grau de multiprogramação do sistema, o que é verdadeiro, pois ao gerenciar melhor a memória, o sistema pode manter mais programas em execução simultânea.

No entanto, a Alternativa D menciona minimizar a relocação dos programas. Este não é um objetivo do swapping, pois na verdade, o swapping implica em uma relocação frequente de processos entre a memória principal e o armazenamento secundário. Essa relocação é uma consequência necessária do uso do swapping para gerenciar a limitação de espaço na memória física, mas não é algo que se busca minimizar com esta técnica.

Por fim, a Alternativa E, sugere um suposto benefício do aumento do throughput dos dados na memória principal, o que pode ser um efeito indireto ao permitir que processos mais ativos estejam na memória para serem processados mais rapidamente, mas não é um objetivo direto do swapping como os outros mencionados.

Portanto, a Alternativa D é a correta, pois ao contrário do que é afirmado, o swapping não visa minimizar a relocação dos programas, mas sim gerenciar melhor a memória disponível através da relocação ativa de processos.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

É uma técnica aplicada à gerência de memória que visa dar maior taxa de utilização à memória principal, melhorando seu compartilhamento. Visa também resolver o problema da falta de memória principal num sistema. Toda vez que um programa precisa ser alocado para execução e não há espaço na memória principal, o sistema operacional escolhe entre os processos alocados que não tem previsão de utilizar a CPU nos próximos instantes (quase sempre entre aqueles que estão em interrupção de E/S ou no final da fila de pronto), e “descarrega” (swap out) este processo da memória para uma área especial em disco, chamada arquivo de swap, onde o processo fica armazenado temporariamente. Durante o tempo em que o processo fica em swap, o outro que necessitava de memória entra em execução ocupando o espaço deixado pelo que saiu. Pouco antes de chegar a vez do processo armazenado em swap utilizar a CPU, o sistema escolhe um outro processo para descarregar para swap e devolve o anterior da área de swap para a memória principal (swap in), para que este possa ser executado novamente. E vai trabalhando assim até que os processos vão terminando. O problema dessa técnica é que pode provocar um número excessivo de acesso à memória secundária (disco), alem de uma maior transferencia de dados (troughput) entre disco e memória, levando o sistema a uma queda de desempenho. 

Fonte: http://www.jvasconcellos.com.br/unijorge/wp-content/uploads/2011/04/ger_memo_swapping-2.pdf (com adaptações)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Swapping

Todas as características são relacionadas ao swapping (ou utilização de memória virtual), exceto a alternativa:
 "D - minimizar a relocação dos programas". Pois, ocorre justamente o contrário, há uma maximização da relocação dos programas, já que o processo de swapping proporciona a percepção de haver mais memória física (RAM) para execução de processos dos programas ativos!

Espero ter ajudado!

Gabarito D

swapping é uma técnica criada na tentativa de melhorar o problema da insuficiência de memória durante a execução de alguns processos em ambientes multiprogramados. Essa técnica consiste em transferir automaticamente todo o processo da memoria principal para o disco(swap out) e vice-versa. Um dos problemas gerados pelo swapping é a relocação dos programas como no caso de um programa que saia muitas vezes e volte para a memoria, onde é necessária a realocação da mesma  seja realizada automaticamente pelo loader a cada operação de carregamento. A melhor solução para esta relocação é a realizada através do registrador base ou registrador de relocação. Toda vez que um programa é carregado na memória, o seu registrador base é carregado com o endereço inicial da região de memória onde o programa será carregado.

Problemas: Ineficiência em função do tempo gasto em cada carregamento.

Solução: Implementação no Hardware dos computadores para permitir que a relocação seja realizada durante a execução do programa.

Vantagens:

maior compartilhamento da memória;

maior throughput;

eficiente.

Desvantagens:

elevados custos das operações de entrada e saída.

 

"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !

swapping tira os programas da memoria principal e os coloca no disco, maximizando a relocacao de programas

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo