Considere as seguintes afirmações: I. O fragmento Recostado...
Considere as seguintes afirmações:
I. O fragmento Recostado num sofá de napa amarela, a tarde mergulhada no para-sempre de Cataguases, suas palavras grudaram, chiclete no cabelo esclarece que o autor conheceu Pessoa por meio da leitura.
II. Em todas as nossas inquietudes (linha 7), a primeira pessoa do plural tem o valor de primeira pessoa do singular e é usada para diminuir a subjetividade do trecho.
III. A posição em que são empregados alguns pronomes pessoais (quando apresentei-me, que autopsiaram-no, que recortaram-no) é pouco comum na fala coloquial brasileira.
Está correto o que se afirma APENAS em
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Perfeito o comentário do Rodrigo, mas só acrescentando: o uso da primeira pessoa do plural não diminui a subjetividade do texto e sim aproxima o leitor do autor.
Eu consigo até inferir que o "autor conheceu Pessoa por meio da leitura" quando considero fragmentos do 1º parágrafo ("Era outono e azul quando apresentei-me a Pessoa", por exemplo). Mas o fragmento ("Recostado num sofá de napa amarela, a tarde mergulhada no para-sempre de Cataguases, suas palavras grudaram, chiclete no cabelo"), por si só, NÃO esclarece que o "autor conheceu Pessoa por meio da leitura" . Por isso, de maneira simples e tranquila, considerei o item I incorreto (e errei).
Se alguém puder esclarecer melhor e me contactar, agradeço.
(eu - nós) 1ª pessoa -> emissor -> quem fala
(tu - vós) 2ª pessoa -> receptor -> com quem se fala
(ele - eles) 3ª pessoa -> assunto -> de que/quem se fala
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo