Leia abaixo, o artigo 4º do Código de Processo Penal, quan...
“A polícia judiciária será exercida _____ no território de suas respectivas circunscrições e terá por fim a apuração das infrações penais e da sua autoria”.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (38)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A polícia brasileira, segundo LOPES JÚNIOR (2020) tem dois papeis: a judiciária e a preventiva, a polícia judiciária é aquela que faz a investigação preliminar que é desempenhada então pela Polícia Civil e pela Polícia Federal.
Sendo assim, a alternativa correta é a letra E, motivo que torna todas as outras alternativas erradas.
a) ERRADA. De acordo com o art. 4º do CPP.
b) ERRADA. De acordo com o art. 4º do CPP.
c) ERRADA. De acordo com o art. 4º do CPP.
d) ERRADA. De acordo com o art. 4º do CPP.
e) CORRETA. De acordo com o art. 4º do CPP.
GABARITO DA PROFESSORA: LETRA E
Referências bibliográficas:LOPES JUNIOR, Aury. Direito processual penal. 17. ed. – São Paulo: Saraiva Educação, 2020.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 4.º A polícia judiciária será exercida pelas autoridades policiais no território de suas respectivas circunscrições e terá por fim a apuração das infrações penais e da sua autoria.
Previsão constitucional da polícia judiciária: preceitua o art. 144 da CF ser a segurança pública um dever do Estado, valendo-se este da polícia para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Os órgãos policiais são a polícia federal, a polícia rodoviária federal, a polícia ferroviária federal, a polícia civil, a polícia militar e o corpo de bombeiros militar.
Crítica ao MP investigar: a CF foi clara ao estabelecer as funções da polícia – federal e civil – para investigar e servir de órgão auxiliar do Poder Judiciário – daí o nome polícia judiciária –, na atribuição de apurar a ocorrência e a autoria de crimes e contravenções penais (art. 144). Ao Ministério Público foi reservada a titularidade da ação penal, ou seja, a exclusividade no seu ajuizamento, salvo o excepcional caso reservado à vítima, quando a ação penal não for intentada no prazo legal (art. 5.º, LIX, CF). Note-se, ainda, que o art. 129, III, da Constituição Federal prevê a possibilidade de o promotor elaborar inquérito civil, mas não inquérito policial.
Fonte: , NUCCI, Guilherme de Souza. Código de Processo Penal Comentado. Grupo GEN, 2020. Pg. 55
Correta, E
Em complementação ao comentário da Colega Thais Souza, é importante destacar que:
De acordo com a Lei 12.830|13, ao delegado de polícia, na qualidade de autoridade policial, cabe a condução da investigação criminal por meio de inquérito policial ou outro procedimento previsto em lei, que tem como objetivo a apuração das circunstâncias, da materialidade e da autoria das infrações penais. Ademais, de acordo com o CPP, em seu Artigo 4º, a polícia judiciária será exercida pelas autoridades policiais (delegados de policia civis e federal) no território de suas respectivas circunscrições e terá por fim a apuração das infrações penais e da sua autoria.
O que acontece é que, a investigação criminal não é uma exclusividade da policia judiciária, podendo o Ministério Público, diretamente, investigar crimes por meio de seus instrumentos próprios, como o PIC (Procedimento Investigativo Criminal). Destaca-se que tal investigação possui seus devidos limites. O PIC (procedimento investigatório criminal) é instrumento sumário e desburocratizado de natureza administrativa e investigatória, instaurado e presidido pelo membro do Ministério Público com atribuição criminal, e terá como finalidade apurar a ocorrência de infrações penais de iniciativa pública, servindo como preparação e embasamento para o juízo de propositura, ou não, da respectiva ação penal.
Assim, salvo melhor juízo, conclui-se que:
A presidência do INQUÉRITO POLICIAL é privativa da Autoridade Policial (Delegado de Policia);
Já OUTROS procedimentos investigatórios criminais podem ser presididos por outras autoridades, como o PIC, de competência do MP.
Apenas complemento..
CUIDADO:
Circunscrição difere de Jurisdição
Isso é uma coisa que passa muito batido na hora da prova.
ano: 2014 Banca: ACAFE Órgão: PC-SC Prova: ACAFE - 2014 - PC-SC - Delegado de Polícia
De acordo com o Código de Processo Penal assinale a alternativa correta.
A.A polícia judiciária será exercida pelas autoridades policiais no território de suas respectivas jurisdições e terá por fim a apuração das infrações penais e da sua autoria. ( Assertiva incorreta)
Assertiva E
A polícia judiciária será exercida __pelas autoridades policiais___ no território de suas respectivas circunscrições e terá por fim a apuração das infrações penais e da sua autoria”.
Complementando:
Polícia judiciária (investigativa, repressiva): Polícia Civil e Polícia Federal.
Polícia administrativa (ostensiva, preventiva): Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal.
OBS:
A Polícia Militar exercerá função de polícia judiciária (investigativa) quando se tratar de crimes militares.
A Polícia Federal exercerá função de polícia administrativa, mas quando for prevista por expressão constitucional, nas hipóteses de Polícia Marítima, Aeroportuária, e, de Fronteiras.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo