A sífilis é uma infecção crônica mundial causada pelo Trepo...
A sífilis é uma infecção crônica mundial causada pelo Treponema pallidum. O organismo é muito vulnerável ao meio seco; portanto, as principais vias de transmissão são o contato sexual e da mãe para o feto.
O estomatologista deve ficar atento às lesões a seguir, pois elas podem estar presentes nas diferentes 3 fases da sífilis:
I massa eritematosa e ulcerada na mucosa jugal.
II perfuração do palato duro.
III múltiplos nódulos endurecidos e levemente papilares no dorso da língua.
Essas lesões podem aparecer, respectivamente, nas fases:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão proposta, precisamos entender as características das fases da sífilis e as lesões orais associadas a cada uma delas. A sífilis apresenta três fases principais: primária, secundária e terciária, cada uma com manifestações clínicas distintas.
Alternativa Correta: A - primária, terciária e secundária.
Justificativa:
A questão descreve três tipos de lesões orais associadas à sífilis, e precisamos associá-las corretamente às fases da doença:
I. Massa eritematosa e ulcerada na mucosa jugal: Esta lesão é típica da fase primária da sífilis, caracterizada pelo cancro duro ou úlcera sifilítica, que é uma lesão inicial e ocorre no local da infecção.
II. Perfuração do palato duro: Esta condição é típica da fase terciária da sífilis, que é a fase avançada da doença. Nela, pode ocorrer a destruição de tecidos, levando a perfurações.
III. Múltiplos nódulos endurecidos e levemente papilares no dorso da língua: Estes são exemplos de lesões que aparecem na fase secundária, onde múltiplas lesões mucosas podem aparecer em várias partes do corpo, incluindo a cavidade oral.
Por isso, a sequência correta das lesões para cada fase da sífilis é: primária, terciária e secundária, o que faz da alternativa A a resposta correta.
Análise das Alternativas Incorretas:
B - primária, secundária e terciária: A perfuração do palato duro ocorre na fase terciária, não na secundária.
C - secundária, primária e terciária: A massa eritematosa e ulcerada na mucosa jugal é uma lesão primária, não secundária.
D - terciária, secundária e primária: A perfuração do palato é terciária, mas a sequência não corresponde às características básicas das lesões.
E - secundária, terciária e primária: A perfuração está corretamente na fase terciária, mas as outras fases estão trocadas.
Compreender as características das diferentes fases da sífilis e suas manifestações é crucial para a identificação correta das lesões orais associadas. Isso não apenas ajudará na resolução de questões em concursos, mas também na prática clínica, ao identificar e tratar corretamente as lesões sifilíticas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
estágios da sífilis:
Primário;
- Cancro
Secundária:
- Erupções cutâneas maculopapulares, indolores. Manchas vermelhas nas palmas e nas plantas dos pés.
- úlceras endurecidas, pele e mucosa; placas sensíveis e esbranquiçadas que assintomática. placas do padrão serpentina e trilhas de caracol.
- Condiloma lata.
Terciária:
- Falência de órgãos
- Aneurisma
- Infecções granulomatosas GOMMA que quando dar-se em palato, tem-se perfuração, quando dar-se em língua, dar-se glossite luética
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo