Existem inúmeras desordens sistêmicas associadas à Estomati...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3080580 Odontologia

Existem inúmeras desordens sistêmicas associadas à Estomatite Aftosa Recorrente: Doença celíaca, Neutropenia cíclica, Deficiências nutricionais (ferro, folato, zinco, vitaminas B1, B2, B6 e B12); Deficiência de imunoglobulina A (IgA); Condições imunossupressoras, incluindo o vírus da imunodeficiência humana (HIV); Doença inflamatória intestinal; Síndrome de Behçet; Síndrome MAGIC; Síndrome PFAPA, entre outras.

Sobre a Síndrome PFAPA podemos afirmar que

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

alternativa correta: C: é caracterizada por febre periódica, estomatite aftosa, faringite e adenite cervical.

justificativa

A Síndrome PFAPA (Periodic Fever, Aphthous Stomatitis, Pharyngitis, and Adenitis) é uma doença autoinflamatória que se manifesta principalmente em crianças entre 2 e 5 anos de idade. É caracterizada por episódios recorrentes de febre, acompanhados de estomatite aftosa (aftas orais), faringite (inflamação da garganta) e adenite cervical (inflamação dos linfonodos cervicais)1.

análise das demais alternativas

[A]: Incorreta. O estado febril na Síndrome PFAPA ocorre em episódios periódicos, não apenas na primeira incursão da doença.

[B]: Incorreta. Diarreia, exantema e tosse não estão sempre presentes na Síndrome PFAPA.

[D]: Incorreta. A Síndrome PFAPA não tem predileção por pacientes do sexo feminino a partir da 4ª década de vida; é mais comum em crianças pequenas.

[E]: Incorreta. A Síndrome PFAPA é uma doença autoinflamatória, mas o tratamento pode envolver imunossupressores em alguns casos.

resumo: A Síndrome PFAPA é caracterizada por episódios periódicos de febre, estomatite aftosa, faringite e adenite cervical, sendo mais comum em crianças pequenas.

pontos chave

  • Síndrome PFAPA é uma doença autoinflamatória.
  • Episódios febris recorrentes a cada 3-6 semanas.
  • Estomatite aftosa, faringite e adenite cervical são sintomas característicos.
  • Tratamento pode incluir imunossupressores em alguns casos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo