O carcinoma de células escamosas (CCE) bucal exibe etiologi...
O carcinoma de células escamosas (CCE) bucal exibe etiologia multifatorial, sabendo-se que existe a participação tanto de fatores extrínsecos quanto intrínsecos, e é provável que esteja ocorrendo a participação de mais de um fator (cocarcinogênese) em seu desenvolvimento. Alterações genéticas, deficiências nutricionais e imunossupressão são exemplos de fatores intrínsecos, e tabaco, álcool, alguns vírus e radiação solar são considerados fatores extrínsecos que podem estar relacionados a seu desenvolvimento. Analise as afirmações a seguir sobre o CCE.
I Existem somente dois fatores de risco para os CCEs bucais são eles, o tabagismo em todas as suas formas e o etilismo.
II O termo carcinoma de lábio é usado para referir as malignidades epiteliais que se originam do vermelhão do lábio, não sendo incluído nos carcinomas intrabucais.
III O cirurgião dentista é o elo inicial na detecção de lesões orais, uma vez que é de sua competência o exame minucioso da cavidade bucal.
IV A inspeção de todas as estruturas bucais apenas, sem palpação de linfonodos da região de cabeça e pescoço, representa o único recurso semiotécnico de importância indiscutível no diagnóstico de CCE.
V Dentre os agentes biológicos que podem representar fator de risco para o câncer bucal destacam-se os vírus oncogênicos: HPV e EBV.
Estão corretas, apenas