A psicologia iniciou sua trajetória científica através do es...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E - avaliar a fidedignidade do testemunho em relação a um ato criminal.
A alternativa correta é a E.
A questão aborda a evolução da Psicologia como uma ciência experimental dedicada ao estudo dos processos psicológicos, que posteriormente se expandiu para outras áreas, incluindo o campo jurídico. Esse movimento permitiu a aplicação prática do conhecimento psicológico em contextos diversos, como a avaliação da percepção, memória, e outras funções cognitivas importantes para o Direito.
Justificativa da Alternativa Correta: O desenvolvimento inicial da Psicologia, especialmente em suas raízes experimentais, focava em entender processos mentais básicos, como percepção e memória. Com o tempo, esses estudos demonstraram aplicabilidade significativa na área jurídica, especialmente na avaliação da fidedignidade dos testemunhos. Testemunhos são cruciais em processos criminais e a Psicologia contribuiu para entender como fatores como memória e percepção podem influenciar a precisão dessas declarações.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - definir o melhor guardião para os filhos de casal separado: Embora a Psicologia tenha relevância nessa área atualmente, historicamente, a primeira grande contribuição da Psicologia ao Direito não foi nesse contexto específico. A alternativa correta foca na avaliação de testemunhos.
B - habilitar famílias e preparar órfãos e enjeitados para a adoção: Este é um campo importante para a Psicologia, mas, novamente, não representa a primeira grande aproximação histórica da Psicologia com o Direito.
C - acompanhar medidas socioeducativas para jovens infratores: Este é um campo de atuação significativo para a Psicologia Forense moderna, mas não foi a primeira grande interseção histórica entre Psicologia e Direito.
D - controlar os casamentos para evitar a transmissão da degenerescência: Esta alternativa remete a práticas eugênicas, que de fato envolveram uma aplicação distorcida de princípios psicológicos, mas não representam a principal contribuição inicial da Psicologia ao campo jurídico.
E - avaliar a fidedignidade do testemunho em relação a um ato criminal: Essa é a alternativa correta. A avaliação da fidedignidade do testemunho tem raízes profundas na tradição psicológica, especialmente no estudo de processos de memória e percepção, e foi uma das primeiras aproximações da Psicologia com o Direito.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O primeiro ramo da psicologia Forense a surgir foi a psicologia criminal, pois realiza estudos psicológicos de alguns dos tipos mais comuns de delinquentes e criminosos em geral, como, por exemplo, os psicopatas.
Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia_jur%C3%ADdica
A Psicologia Jurídica emergiu da Psicologia do Testemunho cuja prática, em âmbito internacional, ajudou a consolidar a Psicologia enquanto ciência, dada a necessidade de sua contribuição na comprovação da fidedignidade de testemunhos, principalmente com o surgimento e aplicação dos testes psicológicos, em meados do século XX, assim como o desenvolvimento de estudos sobre os funcionamentos dos interrogatórios, dos delitos, dos falsos testemunhos e falsas memórias etc., colaborando para a criação dos primeiros laboratórios de Psicologia.
Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/psicologia/a-importancia-psicologia-juridica.htm
Gab E
avaliar a fidedignidade do testemunho em relação a um ato criminal.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo