Em consonância com a Resolução do Conselho Federal de Psico...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (12)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B.
Vamos entender melhor o assunto abordado pela questão. A Resolução do Conselho Federal de Psicologia nº 008/2010 regulamenta a atuação do psicólogo assistente técnico. Essa função é crucial no âmbito judicial, pois garante o direito ao contraditório e ao devido processo legal, oferecendo uma visão técnica e independente do ponto de vista da parte interessada.
Agora, vejamos a justificativa das alternativas:
Alternativa B: é o profissional de confiança da parte para assessorá-la e garantir o direito ao contraditório, não sendo sujeito a impedimento ou suspeição legais. Essa é a alternativa correta. O psicólogo assistente técnico é, de fato, um profissional escolhido pela parte e tem como função assessorar e garantir o direito ao contraditório no processo judicial. Além disso, ele não está sujeito a impedimentos ou suspeições, pois sua atuação visa dar suporte técnico à parte que o contratou.
Alternativa A: é o profissional designado a assessorar a Justiça no limite de suas atribuições, emitindo posicionamento de sua competência teórico-técnica, a qual subsidiará a decisão judicial. Esta descrição se refere ao psicólogo perito, e não ao assistente técnico. O perito é nomeado pelo juiz e tem a responsabilidade de fornecer uma análise imparcial para auxiliar na decisão judicial.
Alternativa C: deve estar presente durante a realização dos procedimentos metodológicos que norteiam o atendimento do psicólogo perito e vice-versa. Essa alternativa está incorreta porque não é obrigatório que o assistente técnico esteja presente em todos os procedimentos conduzidos pelo perito. Sua função é mais focada em assessorar a parte que o contratou, não em acompanhar todos os passos do perito.
Alternativa D: produzirá relatório de cunho decisório sobre a dinâmica em análise, de forma a subsidiar o juiz, que não possui a expertise para decidir em conflitos relacionais. O psicólogo assistente técnico não tem a função de produzir um relatório decisório. Quem realiza essa atividade é o perito nomeado pelo juiz. O assistente técnico pode fornecer relatórios, mas eles são de natureza consultiva para a parte que o contratou.
Alternativa E: complementará o estudo psicológico resultante da perícia, elucidando quesitos porventura propostos pelo psicólogo perito. O assistente técnico não complementa o estudo do perito; ele oferece uma análise paralela e independente para a parte que o contratou, podendo até mesmo questionar ou apresentar divergências em relação ao laudo pericial.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
De acordo com a resolução 08/2010
[...]
'Considerando que os assistentes técnicos são de confiança da parte para assessorá-la e garantir o direito ao contraditório, não sujeitos a impedimento ou suspeições legais.'
[...]
a) é o profissional designado a assessorar a Justiça no limite de suas atribuições, emitindo posicionamento de sua competência teórico-técnica, a qual subsidiará a decisão judicial; ERRADA - CORRETO SERIA O PSICOLOGO PERITO
b) é o profissional de confiança da parte para assessorá-la e garantir o direito ao contraditório, não sendo sujeito a impedimento ou suspeição legais; CORRETO
c) deve estar presente durante a realização dos procedimentos metodológicos que norteiam o atendimento do psicólogo perito e vice-versa; ERRADA, POIS NÃO DEVE ESTAR PRESENTE NA AVALIAÇÃO DO PERITO PARA NÃO INTERVIR.
d) produzirá relatório de cunho decisório sobre a dinâmica em análise, de forma a subsidiar o juiz, que não possui a expertise para decidir em conflitos relacionais; ERRADO: ISSO É TRABALHO DO PERITO, ALÉM DISSO O RELATÓRIO NÃO É DECISÓRIO E SIM PARA SUBSIDIAR O JUIZ.
e) complementará o estudo psicológico resultante da perícia, elucidando quesitos porventura propostos pelo psicólogo perito. ERRADA. O FINAL ESTÁ INVERTIDO. O ASSISTENTE QUE PROPÕE QUESITOS E O PERIDO QUE RESPONDE.
RESOLUÇÃO CFP Nº 008/2010
CONSIDERANDO que os assistentes técnicos são de confiança da parte para assessorá-la e garantir o direito ao contraditório, não sujeitos a impedimento ou suspeição legais;
Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa
Gabarito: B
Como assim não são sujeitos a impedimentos legais, sendo que se o psicólogo contratado pela parte for o seu psicoterapeuta, ele será impedido de atuar como assistente técnico?
a) ERRADA - CORRETO SERIA O PSICOLOGO PERITO
b) é o profissional de confiança da parte para assessorá-la e garantir o direito ao contraditório, não sendo sujeito a impedimento ou suspeição legais; CORRETO
c) ERRADA, POIS NÃO DEVE ESTAR PRESENTE NA AVALIAÇÃO DO PERITO PARA NÃO INTERVIR.
d) ERRADO: ISSO É TRABALHO DO PERITO, ALÉM DISSO O RELATÓRIO NÃO É DECISÓRIO E SIM PARA SUBSIDIAR O JUIZ.
e) ERRADA. O FINAL ESTÁ INVERTIDO. O ASSISTENTE QUE PROPÕE QUESITOS E O PERIDO QUE RESPONDE.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo