Os retalhos cirúrgicos são realizados para oferecer acesso ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gabarito LETRA C
A) O ápice (extremidade) de um retalho deve ser mais amplo que a base, principalmente quando nesta não há uma artéria calibrosa. INCORRETO. O ápice/cume do retalho NÃO pode ser maior que a base, exceto nos casos em que a artéria principal esteja presente.
B) Em geral, a extensão do retalho deve ser maior que quatro vezes a largura da base. A estrita adesão a esse princípio é menos crítica na cavidade oral, mas nessa localização a largura do retalho nunca deve exceder o comprimento. INCORRETO. O comprimento do retalho não deve ter mais que o dobro da largura da base.
C) Quando possível, deve-se incluir um suprimento sanguíneo axial na base do retalho. Por exemplo, um retalho no palato deve ter sua base voltada para a artéria palatina maior. CORRETO.
D) Se um retalho em envelope não oferece acesso suficiente, deve-se optar pela dilaceração ao invés de fazer outra incisão. INCORRETO. Quando o retalho envelope não for suficiente para acesso adequado, uma incisão relaxante (oblíqua/vertical) deve ser realizada.
E) A incisão vertical (oblíqua) de alívio deve ser feita no nível do próprio dente onde haverá remoção de osso. A incisão geralmente se inicia na linha média da face desse dente e é movida obliquamente na direção apical através da gengiva e da mucosa. INCORRETO. A incisão relaxante deve ser feita um dente anterior (mais mesial) ao dente onde haverá remoção do osso, iniciando no ângulo da linha desse dente adjacente ou na papila interdental adjacente, e é realizada obliquamente apical na gengiva.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo