Os alvos farmacológicos são conhecidos como receptores fisio...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2133022 Farmácia
Os alvos farmacológicos são conhecidos como receptores fisiológicos. Assinale a alternativa que representa um fármaco que se liga ao seu receptor e apresenta eficácia zero.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão aborda receptores farmacológicos, assunto concernente à farmacodinâmica


Solicita a alternativa que representa um fármaco que se liga ao seu receptor e apresenta eficácia zero.



A) Propranolol.

CORRETA. O propranolol é um antagonista adrenérgico, beta-bloqueador. Por definição, um antagonista ocupa seu receptor com afinidade, mas não o ativa (atividade intrínseca nula), podendo estabilizar o receptor no estado inativo. Outrossim, mesmo que um antagonista ocupe 100% dos receptores, não ocorre ativação, e a eficácia máxima é zero. Desse modo, como o propranolol é um antagonista, atende às características solicitadas na questão, já que se liga ao seu receptor específico (receptores β-adrenérgicos) e apresenta eficácia zero.



B) Donepezila.

INCORRETA. A donepezila é um inibidor seletivo e reversível da acetilcolinesterase (AChE), útil no tratamento da doença de Alzheimer. Como inibe a atividade da AChE [enzima que degrada a acetilcolina (ACh)], a donepezila aumenta a concentração da ACh nas sinapses colinérgicas. Portanto, não atende aos requisitos solicitados na questão.



C) Sucralfato. 

INCORRETA. O sucralfato é um fármaco protetor da mucosa gástrica, útil no tratamento da úlcera péptica. Atua formando uma pasta viscosa protetora nas áreas ulceradas, que funciona como uma barreira física que previne a piora da lesão cáustica. Como seu mecanismo de ação não inclui ligação a um receptor específico, não contempla a característica solicitada na questão.


D) Clonidina.

INCORRETA. A clonidina é um agonista adrenérgico de ação direta (α2-agonista), útil no tratamento da hipertensão. Como a clonidina é um agonista de receptores adrenérgicos α2, produz resposta biológica e, portanto, não contempla a característica solicitada na questão, já que não possui eficácia zero.



E) Lisinopril.

INCORRETA. O lisinopril é um fármaco inibidor da enzima conversor de angiotensina (IECA), útil no tratamento da hipertensão.  Atua inibindo a enzima responsável pela conversão da angiotensina I em angiotensina II, a qual é um hormônio vasoconstritor. Desse modo, a diminuição da angiotensina II reduz a resistência vascular periférica e, assim, diminui a pressão arterial. Como seu mecanismo de ação não inclui ligação a um receptor específico, não contempla a característica solicitada na questão.



GABARITO DO PROFESSOR: A.

GABARITO DA BANCA: A.



REFERÊNCIA


WHALEN, K; FINKEL, R; PANAVELI, TA. Farmacologia Ilustrada. Artmed, 6ª ed, 2016.


KATZUNG. Farmacologia Básica e Clínica. Artmed,13 ed, 2017.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Como assim propanolol apresenta eficacia zero?

boa pergunta. kkkk

Por ser um fármaco antagonista, o Propranolol possui eficácia zero

lisinopril tbm é bloqueador, não? de canais de ca

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo