O reconhecimento da questão social como objeto de intervenç...
I. Leitura crítica da realidade e capacidade de identificação das condições materiais de vida, identificação das respostas existentes no âmbito do Estado e da sociedade civil.
II. A explicitação de princípios e valores éticopolíticos, a matriz teórico-metodológica em que a profissão se ancora, a aceitação total da ordem social vigente e as lutas e posicionamentos políticos acumulados pela categoria.
III. Formulação e construção coletiva, em conjunto com os trabalhadores, de estratégias políticas e técnicas para modificação da realidade e formulação de formas de pressão sobre o Estado, com vistas a garantir os recursos financeiros, materiais, técnicos e humanos necessários à garantia e à ampliação dos direitos.
IV. O uso de instrumental técnico-operativo que permite realizar uma escuta qualificada e estabelecer uma relação dialógica intencional com o usuário, através da qual se busca conhecer a realidade social, econômica, cultural e política onde ele está inserido e que incide direta ou indiretamente sobre as suas demandas, porém, sem realizar intervenções que possibilitem o enfrentamento da questão social.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão e entender qual é a alternativa correta, que é a Alternativa A - I e III.
Tema Central: A questão envolve a prática profissional do assistente social no contexto das Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) de 1996. O foco é na intervenção profissional com uma perspectiva totalizante, abordando as desigualdades sociais.
Resumo Teórico: A intervenção do assistente social deve ser guiada por uma leitura crítica da realidade e pela compreensão das condições sociais, econômicas e culturais. Isso inclui a formulação de estratégias em conjunto com os trabalhadores e a atuação política para garantir e ampliar os direitos sociais.
Justificativa para a Alternativa Correta (I e III):
- I. A leitura crítica da realidade e a capacidade de identificar as condições materiais de vida são fundamentais para a prática do serviço social. Isso está alinhado com a análise das respostas existentes no Estado e na sociedade civil, conforme mencionado nas diretrizes da ABEPSS.
- III. A formulação e construção coletiva de estratégias políticas e técnicas são essenciais para a modificação da realidade social e para pressionar o Estado a garantir os recursos necessários. Essa prática está de acordo com o compromisso ético-político da profissão.
Análise das Alternativas Incorretas:
- II. Embora fale sobre a explicitação de princípios e valores ético-políticos, a afirmação de aceitação total da ordem social vigente não se alinha com a prática crítica e transformadora esperada do assistente social.
- IV. O uso de instrumental técnico-operativo é parte da prática, mas a afirmação de que não se realizam intervenções para enfrentar a questão social é contrária à essência da profissão, que busca justamente intervir nas desigualdades sociais.
O entendimento das diretrizes e princípios que regem o serviço social é crucial para responder questões como esta. O assistente social deve sempre atuar de forma crítica e engajada, buscando transformar a realidade social.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo