Os antibacterianos devem ser utilizados quando houver evidê...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2133026 Farmácia
Os antibacterianos devem ser utilizados quando houver evidências clínicas ou laboratoriais de infecção bacteriana. Dadas as afirmativas a respeito das classes e fármacos antibacterianos utilizados no tratamento,
  I. A atividade antimicrobiana da associação dos fármacos trimetoprima e sulfametoxazol resulta de suas ações sobre duas etapas da via enzimática da síntese do ácido tetraidrofólico, promovendo o bloqueio sequencial da via biossintética dos nucleotídeos bacterianos.  II. A cefazolina é uma cefalosporina de segunda geração, com administração endovenosa ou intramuscular bem tolerada. É preferida entre as cefalosporinas de segunda geração, visto que possui intervalos menos frequentes, em razão da sua meia-vida mais longa. III. Os aminoglicosídeos apresentam estrutura altamente polarizada; por isso, não são absorvidos pelo trato gastrointestinal, sendo administrados por via intramuscular ou endovenosa. Os aminoglicosídeos não apresentam administração tópica devido a sua solubilidade em água. IV. Os fármacos macrolídeos são bacteriostáticos, e sua ação é pela inibição da síntese de proteínas por meio de sua ligação reversível às subunidades 50S de microrganismos sensíveis, sendo fármacos apropriados para o tratamento de diversas infecções do trato respiratório.
verifica-se que estão corretas apenas 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: B - I e IV.

O tema central desta questão é o entendimento das classes de antibacterianos e suas características específicas. Para resolvê-la, é necessário conhecimento sobre os mecanismos de ação dos fármacos, suas vias de administração e suas indicações terapêuticas.

Justificativa da alternativa correta:

I. Trimetoprima e sulfametoxazol: Esta afirmativa está correta. A associação desses dois fármacos é conhecida como cotrimoxazol. A trimetoprima inibe a enzima diidrofolato redutase, enquanto o sulfametoxazol inibe a diidropteroato sintase. Juntos, eles bloqueiam sequencialmente a síntese de ácido fólico nas bactérias, essencial para a produção de nucleotídeos.

IV. Macrolídeos: Também está correta. Macrolídeos, como a eritromicina e a azitromicina, são antibióticos que atuam como bacteriostáticos. Eles inibem a síntese de proteínas bacterianas ao se ligarem reversivelmente à subunidade 50S do ribossomo, sendo eficazes no tratamento de infecções respiratórias.

Análise das alternativas incorretas:

II. Cefazolina: Esta afirmativa está incorreta. A cefazolina é uma cefalosporina de primeira geração, e não de segunda geração. Ela é usada principalmente por via parenteral, mas a descrição dada não corresponde às suas características de geração.

III. Aminoglicosídeos: A afirmativa está incorreta. Embora seja verdade que os aminoglicosídeos não são bem absorvidos pelo trato gastrointestinal e normalmente sejam administrados de forma parenteral, eles podem ser utilizados topicamente em algumas situações, como em pomadas ou colírios, devido à sua solubilidade em água.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CEFAZOLINA - primeira geração

AMINOGLICOSIDEOS - os antibióticos aminoglicosídeos são frequentemente usados ​​topicamente em diversas condições dermatológicas, como infecções. fridas infectadas e queimaduras.

Os aminoglicosídeos apresentados mais comuns são a neomicina, a gentamicina e a estreptomicina, que podem ser encontrados em pomadas, cremes ou soluções. Esses antibióticos impedem o crescimento e a reprodução de bactérias, estimulam a inflamação e ajudam na cicatrização.

Essa questão está errada. o item 4 fala que os macrolídios se ligam reversivelmente a subunidade 50s e na verdade são irreversivelmente

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo