As doenças respiratórias apresentam uma alta demanda de ter...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é a farmacologia aplicada às doenças respiratórias. Para resolvê-la, é necessário o conhecimento das classes de medicamentos utilizados para tratar essas condições, incluindo suas ações, vias de administração e possíveis efeitos adversos. O farmacêutico precisa ter um entendimento claro de como essas drogas funcionam para orientar de forma eficaz os pacientes e melhorar a adesão ao tratamento.
Alternativa correta: A
A fenilefrina é, de fato, uma amina simpatomimética alfa-1-seletiva. Ela atua na musculatura lisa dos vasos sanguíneos, promovendo vasoconstrição, que é a diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos. Esse efeito resulta na redução da congestão nasal, tornando a alternativa A correta.
Explicação das alternativas incorretas:
Alternativa B: O ipratrópio é realmente um antagonista muscarínico utilizado como broncodilatador, mas a descrição de que ele é altamente apolar e apresenta efeitos adversos sistêmicos está incorreta. Na verdade, por ser um composto de nitrogênio quaternário, ele tem uma baixa absorção sistêmica, minimizando os efeitos adversos.
Alternativa C: Esta alternativa tem uma mistura nos exemplos. Os agonistas β2-adrenérgicos de ação curta são o salbutamol e o formoterol, enquanto o salmeterol é de ação longa. Isso invalida a escolha.
Alternativa D: A codeína não é um fármaco mucolítico, mas sim um antitussígeno opiáceo, utilizado para suprimir a tosse. Ela não age antagonizando os receptores cisteinil-leucotrienos nem potencializa a produção de surfactante pulmonar.
Alternativa E: Os glicocorticoides inalados são recomendados para a asma persistente por sua ação anti-inflamatória, mas eles não têm um efeito broncodilatador direto. Além disso, eles não são indicados para tratar crises agudas de asma.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
B) ERRADA O antagonista muscarínico usado como broncodilatador é o ipratrópio por via inalatória. Sendo um composto nitrogênio quaternário, é altamente apolar [ derivado sintético da atropina e possui um grupo quaternário de amônio, o que o torna um composto polar.], apresentando efeitos adversos sistêmicos.
E) ERRADA Glicocorticoides não impedem a progressão da asma crônica, mas são eficazes no controle dos sintomas e na redução da inflamação.
No tratamento da asma, a inalação dos agonistas β2-adrenérgicos é preferível e mais segura à administração oral, sendo divididos em ação LONGA (salmeterol e formoterol) e em ação mais CURTA (salbutamol).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo