Sobre as relações e condições de saúde e bem estar do trabal...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1247216 Psicologia
Sobre as relações e condições de saúde e bem estar do trabalhador Dejours (2002) afirma que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D: "o trabalho será uma fonte de prazer, desde que a produtividade não exclua o bem-estar e a qualidade de vida do trabalhador, que é fundamental para suas relações interpessoais e saúde psíquica."

Vamos entender melhor o porquê dessa alternativa ser a correta e por que as outras estão incorretas, analisando o tema abordado pela questão.

O tema da questão envolve as relações e condições de saúde e bem-estar do trabalhador, conforme discutido por Dejours (2002). Dejours é um autor fundamental na área de Psicodinâmica do Trabalho, e suas contribuições destacam a importância das condições de trabalho na saúde psíquica e na qualidade de vida dos trabalhadores. Ele enfatiza como o trabalho pode ser tanto uma fonte de prazer quanto de sofrimento, dependendo das condições laborais.

A alternativa D está correta porque reflete a visão de Dejours de que o trabalho pode ser uma fonte de prazer quando há um equilíbrio entre produtividade e bem-estar. Segundo Dejours, a qualidade de vida no trabalho é essencial não apenas para a saúde psíquica, mas também para manter boas relações interpessoais.

Vamos agora analisar as alternativas incorretas:

A - "a depressão não gera bloqueios no comportamento produtivo do trabalhador e nem em sua saúde psíquica."

Esta alternativa está incorreta porque a depressão é uma condição que afeta significativamente tanto o comportamento produtivo quanto a saúde psíquica do trabalhador. Dejours discute como estados depressivos podem resultar em diminuição da produtividade e comprometimento da saúde mental.

B - "as condições de trabalho em si não interferem na qualidade de vida do trabalhador, mas somente os problemas familiares e psicológicos."

Também está incorreta, pois Dejours enfatiza justamente o contrário: as condições de trabalho têm um impacto direto na qualidade de vida do trabalhador. Problemas familiares e psicológicos são relevantes, mas as condições laborais são um fator essencial discutido por Dejours.

C - "o trabalhador absorve indiretamente, os impactos organizacionais seja pelo aspecto produtivo, seja pelas ações da cultura organizacional sendo o sofrimento pouco perceptível e não influenciando diretamente no seu índice laboral."

Esta alternativa está incorreta porque, segundo Dejours, o sofrimento no trabalho pode ser bastante perceptível e influencia diretamente o desempenho e o índice laboral do trabalhador. Dejours argumenta que as questões organizacionais e culturais têm um impacto direto na saúde psíquica e na produtividade.

Assim, ao compreender as colocações de Dejours, fica claro que a alternativa D reflete melhor seu pensamento sobre a relação entre trabalho, bem-estar e saúde psíquica.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

questão confusa

gab D

A afirmativa correta reflete a visão de Dejours sobre a relação entre trabalho, bem-estar e saúde do trabalhador. Ele enfatiza a importância de conciliar produtividade e qualidade de vida no trabalho, reconhecendo que o bem-estar e a saúde psíquica do trabalhador são fundamentais não apenas para sua própria satisfação e realização, mas também para a eficiência e eficácia no ambiente de trabalho. Dejours destaca que o trabalho pode ser uma fonte de prazer quando há equilíbrio entre esses aspectos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo