Por outro lado, bastante diferente é o quadro que se apresen...
[João Pinto Furtado. Imaginando a nação: o ensino da história da Inconfidência Mineira na perspectiva da crítica historiográfica. Em Lana Mara de Castro Siman e Thais Nívia de Lima e Fonseca (org). Inaugurando a História e construindo a nação. Discursos e imagens no ensino de História, 2001]
O excerto deve ser compreendido
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) Incoerente com o texto que afirma que a produção acadêmica sobre o tema é pequena mas ressalta a grande presença em material didático.
B) O texto não coloca a produção acadêmica em posição de superioridade em relação a didática.
C) A própria referência a grande produção didática sobre o tema demonstra que a Inconfidência Mineira não pode ser considerada como acontecimento menor.
D) A ideia da disputa de narrativas ressalta que a História Escolar não é uma mera simplificação da História Acadêmica contando com sua própria produção e saberes específicos. No caso em questão o tema Inconfidência Mineira é de grande importância para a História Escolar e a formação da identidade brasileira devido a forma como é demonstrada com ênfase no desejo emancipatório em relação a Portugal e cujas pesquisas historiográficas demonstram não ser tão presente e cristalino assim no desenrolar dos acontecimentos. Alternativa correta.
E) Cada modalidade de saber ocupa o seu espaço não se tratando de uma questão de escolha entre Historiografia e História Escolar.
Gabarito do professor: D.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo