A avaliação psicológica consiste em um estudo que requer pl...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa E é a correta.
A questão aborda a avaliação psicológica no contexto judiciário, um tema que exige do psicólogo um bom entendimento das especificidades e exigências legais e éticas do ambiente jurídico. A atuação no contexto forense necessita de um planejamento cuidadoso e da integração com outros profissionais, mantendo sempre o foco na ética e na relevância das informações compartilhadas.
Alternativa E - Correta: Na atuação de uma equipe multiprofissional, o psicólogo deve compartilhar apenas informações que sejam relevantes para a melhoria dos serviços prestados. Este conceito é fundamental, pois garante o respeito ao sigilo profissional e à confidencialidade das informações, ao mesmo tempo em que contribui para a eficácia da equipe.
Alternativa A - Incorreta: Afirma que as visitas domiciliares e institucionais são exclusivas do assistente social, o que não é correto. Embora os assistentes sociais frequentemente realizem essas visitas, psicólogos também podem realizá-las, conforme a necessidade da avaliação.
Alternativa B - Incorreta: Sugere que testes psicológicos não são usados no contexto pericial, o que é falso. No judiciário, testes psicológicos são frequentemente utilizados para fornecer informações adicionais sobre o periciando, desde que sejam aplicados e interpretados por psicólogos qualificados.
Alternativa C - Incorreta: Esta alternativa propõe que o juiz deve obter autorização formal dos responsáveis legais para avaliar um menor, o que não é necessariamente uma exigência, pois o próprio sistema judiciário pode ordenar avaliações de menores sem essa autorização, dependendo do contexto legal.
Alternativa D - Incorreta: Afirma que o psicólogo judicial está subordinado técnica e administrativamente à autoridade judiciária. Na prática, o psicólogo forense deve atuar de forma independente, garantindo a imparcialidade e a objetividade de suas avaliações, mesmo que administrativamente possa responder à instituição judiciária.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
RESOLUÇÃO CFP Nº 017/2012
Art. 6º – O psicólogo, no relacionamento com profissionais não psicólogos, compartilhará somente informações relevantes para qualificar os serviços prestados, resguardando o caráter confidencial das comunicações, assinalando a responsabilidade, de quem as receber, de preservar o sigilo.
a) o trabalho pericial poderá contemplar visitas domiciliares (Art. 3º);
b) o trabalho pericial poderá contemplar a aplicação de testes psicológicos (Art. 3º);
c) é necessário consentimento formal a ser dado por pelo menos um dos responsáveis legais (Art. 4º, § único)
d) a subordinação é adm., pois não se subordina técnica nem profissionalmente a outras áreas (Art. 5º);
Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa
Gabarito: E
Conforme a especificidade de cada situação, o trabalho pericial poderá contemplar:
- observações
- entrevistas
- visitas domiciliares
- visitas institucionais
- aplicação de testes psicológicos
- utilização de recursos lúdicos
- outros instrumentos, métodos e técnicas reconhecidas pela ciência psicológica
Garantindo como princípio fundamental o bem-estar de todos os sujeitos envolvidos.
Quando a pessoa atendida for:
- criança
- adolescente
- interdito
é necessária a apresentação de consentimento formal a ser dado por pelo menos um dos responsáveis legais.
Gabarito: E
A) ERRADO. Art. 3º - Conforme a especificidade de cada situação, o trabalho pericial poderá contemplar observações, entrevistas, visitas domiciliares e institucionais, aplicação de testes psicológicos, utilização de recursos lúdicos e outros instrumentos, métodos e técnicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Psicologia
B) ERRADO. Existem testes projetivos próprios para o contexto forense, como o TAT
C) ERRADO. Mas não sei explicar o porquê exatamente, só sei que está errado.
D) ERRADO. Art. 5º - O psicólogo perito poderá atuar em equipe multiprofissional desde que preserve sua especificidade e limite de intervenção, não se subordinando técnica e profissionalmente a outras áreas.
É) CERTO.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo