Quando a lesão é sabidamente agressiva, seja pela determinaç...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1624715 Odontologia
Quando a lesão é sabidamente agressiva, seja pela determinação histopatológica ou pelo comportamento clínico, ou é de tal consistência que torna difícil a remoção completa através de enucleação ou curetagem, a remoção pode ser facilitada pela ressecção da lesão com margens ósseas adequadas.
Assinale a alternativa que apresenta apenas lesões odontogênicas com essa indicação de tratamento.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - Ameloblastoma, mixoma odontogênico (fibromixomas), tumor odontogênico epitelial calcificante (Pindborg) e o odontoma ameloblástico.

Esta questão aborda o tema das lesões odontogênicas que requerem um tratamento mais agressivo devido ao seu potencial agressivo e à dificuldade de remoção completa por métodos menos invasivos. A compreensão do comportamento clínico e histopatológico dessas lesões é fundamental para a determinação do tratamento mais adequado.

Justificativa da alternativa correta (B): As lesões listadas nesta alternativa, como ameloblastoma, mixoma odontogênico, tumor odontogênico epitelial calcificante e o odontoma ameloblástico, são conhecidas por seu comportamento potencialmente agressivo. O ameloblastoma é famoso por sua capacidade de invasão local e recorrência; o mixoma odontogênico é uma lesão de consistência gelatinosa e tendência infiltrativa; o tumor odontogênico epitelial calcificante (Pindborg) e o odontoma ameloblástico também têm características que frequentemente justificam uma abordagem cirúrgica mais extensa, como a ressecção com margens.

Análise das alternativas incorretas:

A: Odontoma, fibroma ossificante central, ameloblastoma, cementoblastoma.
Embora o ameloblastoma esteja corretamente incluído, o odontoma é geralmente uma lesão harmatosa e não agressiva, e o fibroma ossificante central e o cementoblastoma têm abordagens de tratamento diferentes.

C: Granuloma central de células gigantes, ameloblastoma, osteoma, neurilemoma.
Aqui, o osteoma e o neurilemoma não se enquadram na categoria das lesões odontogênicas que requerem ressecção com margens ósseas.

D: Fibroma ameloblástico, mixoma odontogênico, fibroma cementificante central, osteoma osteoide.
O fibroma ameloblástico e o fibroma cementificante central não são típicos para essa abordagem de tratamento. Além disso, o osteoma osteoide não está relacionado a lesões odontogênicas.

E: Cementoblastoma, tumor odontogênico escamoso, granuloma central de células gigantes, tumor odontogênico epitelial calcificante.
O cementoblastoma e o granuloma central de células gigantes geralmente não necessitam de ressecção com margens ósseas, tornando esta alternativa incorreta.

Entender as características clínicas e histológicas das lesões odontogênicas é essencial para determinar o tratamento adequado, e essa questão trabalha exatamente esse aspecto do conhecimento em patologia oral.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Tipo de questão que é mais fácil você saber quais são raros ou não tem chance de recidiva do que os que recidivam e assim vai eliminando alternativas.

1º - Lembrar dos tumores odontogênicos que não é comum de recidiva: Odontoma e Cementoblastoma. Elimina alternativas A e E.

2º - Osteoma, Osteoma osteoide e neurilemoma não são de origem odontogênica. Elimina alternativas C e D

São recidivantes: Ameloblastoma, mixoma odontogênico, tumor odontogênico epitelial calficante e o odontoma ameloblástico

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo