Hora e tanto já, e nada de peixe. Mas o gostoso era ficar as...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2009 Banca: FUNRIO Órgão: MPO Prova: FUNRIO - 2009 - MPOG - Analista Administrativo |
Q39811 Português
Hora e tanto já, e nada de peixe. Mas o gostoso era ficar assim na canoa, pensando na vida, imaginando coisas. Passada aquela eleição, ia sossegar. A política matava, acabava com a pessoa. Depois que se metera nela, nunca mais pudera ter uma semana de descanso. Escravo dos outros, do partido, do eleitorado. E os adversários não dormiam, os concorrentes vigiavam. Todos os dias, uma notícia má, nomeações que não saíam, chefes do interior que ameaçavam romper por causa de pedidos impossíveis... E ter de mentir, de prometer... - Doutor, doutor... agora é a peixa... é a peixa, sim... engasgava o Gerôncio. Ferra, doutor, ferra! (Mário Palmério: "Vila dos Confins", 2003)

Na fala de Gerôncio se encontra a palavra "peixa", uma forma popular de flexão de gênero. Regularmente, essa flexão ocorre nas seguintes palavras:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a letra C.

A questão aborda a flexão de gênero no português, que é um conceito essencial em morfologia. Em português, alguns substantivos possuem formas distintas para os gêneros masculino e feminino. A palavra "peixa", presente na fala de Gerôncio, é um exemplo de flexão irregular, pois a forma correta seria "peixe", que é um substantivo epiceno, ou seja, não varia em gênero.

Vamos analisar cada alternativa para entender por que a letra C é a correta:

Alternativa A - gazela, janela e penta:

Essas palavras não representam flexões de gênero. "Gazela" é um substantivo feminino, "janela" também, e "penta" não é uma palavra que sofre flexão de gênero de forma regular em português.

Alternativa B - bolacha, graxa e jumenta:

A palavra "bolacha" é um substantivo feminino, "graxa" também, e "jumenta" é a forma feminina de "jumento", mas não se encaixa no padrão de flexão de gênero exemplificado na questão.

Alternativa C - bailarina, elefanta e tonta:

Essa é a alternativa correta. "Bailarina" é a forma feminina de "bailarino", "elefanta" é a forma feminina de "elefante", e "tonta" é a forma feminina de "tonto". Todas essas palavras seguem um padrão regular de formação de gênero feminino a partir do masculino.

Alternativa D - monstra, poeta e tamanduá:

Essas palavras têm particularidades que não se encaixam no padrão regular de flexão. "Monstra" é a forma feminina de "monstro", mas "poeta" e "tamanduá" não seguem um padrão regular de flexão de gênero (o feminino de "poeta" é "poetisa" e "tamanduá" não varia).

Alternativa E - boneca, mesa e onça:

Essas palavras são femininas, porém "mesa" e "onça" não possuem uma forma masculina correspondente de uso comum na língua portuguesa. "Boneca" é o feminino de "boneco", mas as outras palavras não seguem o padrão da questão.

Portanto, a alternativa C é a correta, pois apresenta palavras que possuem uma forma feminina regular a partir do masculino.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Bailarino - elefante - tonto


Alguém poderia comentar esta questão !!

Ficaria grata. 
 Liliane Mariano  a questão é mais fácil do que a gente pensou, era só pra saber quais dessas palavras aceitavam o gênero no masculino. Podendo ser somente as encontradas na letra C como o colega postou acima, bailarino, efefante e tonto.
espero ter ajudado.

Resposta Letra: C

Basta saber se as palavras aceitam Gêneros Masculinos

bailarina, elefanta e tonta -  bailarino, efefante e tonto


Na fala de Gerôncio se encontra a palavra "peixa", uma forma popular de flexão de gênero. Regularmente, essa flexão ocorre nas seguintes palavras:

bailarina, elefanta e tonta. 

ME DIGAM O QUE ESSAS TRÊS PALAVRAS TÊM HAVER COM forma popular de flexão de gênero?

QUESTÃO BIZARRA...

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo