Em um banco de dados relacional, garante-se que determinado ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - integridade referencial.
A integridade referencial é um conceito fundamental no modelo de bancos de dados relacionais. Ela se refere à consistência entre tabelas que estão relacionadas. Essa consistência é garantida por meio de chaves estrangeiras (foreign keys), que são referências a chaves primárias (primary keys) em outras tabelas. Quando um valor de chave estrangeira é inserido em uma tabela, o SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) assegura que esse valor exista na tabela referenciada, mantendo a integridade do banco de dados.
O motivo pelo qual a integridade referencial é a resposta correta se deve ao fato de que ela exige que todo valor de chave estrangeira em uma relação corresponda a um valor de chave primária existente em outra relação. Isso previne a existência de registros órfãos, que seriam entradas que não têm uma correspondência apropriada em outra tabela e garante que as relações entre os dados sejam coerentes e confiáveis.
As outras opções apresentadas não estão diretamente relacionadas ao conceito de garantir que um valor presente em um conjunto de atributos em uma relação exista em outro conjunto de atributos em uma diferente relação:
- Chave primária identifica de forma única cada registro dentro de uma tabela.
- Chave candidata é um conjunto de um ou mais atributos que poderiam servir como chave primária.
- Integridade de domínio assegura que todos os valores de um atributo estejam dentro de um domínio específico.
- Chave assimétrica é um termo geralmente associado à criptografia, não ao modelo relacional de bancos de dados.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A restrição de integridade referencial é especificada entre duas relações e usada para manter a consistência entre tuplas nas duas relações.
Para definir integridade referencial de maneira mais formal primeiro estabelecemos o conceito de uma chave estrangeira (foreign key).
Date
Essa questao no cespe é sempre uma caixinha de surpresa
Chave candidata deve possuir irredutibilidade e unicidade
Em 2015, o cespe mudou o posicionamento
http://www.itnerante.com.br/group/bancodedados/forum/topics/cespe-tj2015-chave-estrangeira?xg_source=activity
Gabarito: Letra D
Em resumo, integridade referencial é um conceito de banco de dados que garante que todos os relacionamentos propostos entre tabelas no modelo de entidade-relacionamento (ER) serão respeitados dando a certeza que os dados de um banco de dados estarão íntegros. Esses relacionamentos são baseados nas definições de uma chave primária e uma chave estrangeira, além de regras pré-definidas para a manipulação dessas chaves.
Fonte: https://www.devmedia.com.br/integridade-de-dados-parte-02/9000
Integridade referencial pode ser definida como uma condição imposta a um conjunto de atributos de uma relação para que valores que apareçam nesse conjunto também apareçam em um certo conjunto de atributos de uma outra relação
(CESPE/STF2008)
Fiquei procurando a chave estrangeira kkkk maldita banca. GAb:D
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo