A ingestão de quantidades inadequadas de alimentos fonte de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1846382 Nutrição
A ingestão de quantidades inadequadas de alimentos fonte de determinados tipos de lipídeos pode levar à obesidade e à elevação do colesterol total e suas frações, dentre outros desfechos. Nesse contexto, o Ministério da Saúde, por meio do documento Cadernos de Atenção Básica – Estratégias para o Cuidado da Pessoa com Doença Crônica – Obesidade (2014), afirma que os ácidos graxos
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Os ácidos graxos são ácidos carboxílicos de cadeia longa hidrocarbonadas, de 4 a 36 carbonos. Podem ser classificados em saturados ou insaturados, de acordo com a presença de ligações duplas entre seus carbonos.

Ácidos graxos saturados não apresentam nenhuma dupla ligação ao longo da cadeia de carbono. Os principais exemplos incluem o ácido mirístico, encontrado no leite e derivados, o ácido palmítico, cujas principais fontes são a gordura animal e o óleo de palma, e o ácido esteárico, presente na gordura do cacau.

Ácidos graxos insaturados podem ser classificados em mono ou poli-insaturados, de acordo como o número de duplas ligações em suas cadeias. A localização da primeira dupla ligação da cadeia carbônica a partir do grupo metila identifica a série do ácido graxo, sendo os principais o ômega-3, ômega-6 e ômega-9.

Os ácidos graxos insaturados ômega-3 incluem o ácido docosaexaenoico (DHA), o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido alfa-linolênico (ALA), sendo que os dois primeiros são de origem animal (peixes de águas frias e profundas) e o último de origem vegetal (linhaça, canola, soja). 

O ácido linoleico é o principal ácido graxo ômega-6, encontrado principalmente em óleos vegetais como os de soja, milho e canola. 

Os ácidos graxos monoinsaturados possuem uma dupla ligação na cadeia carbônica, e o mais comum encontrado na natureza é o ácido oleico (ômega-9). As principais fontes são azeite de oliva, castanhas, amêndoas e nozes. 

Os ácidos graxos trans são isômeros geométricos dos ácidos graxos insaturados, produzidos a partir da hidrogenação parcial de óleos vegetais. Esse processo é aplicado aos óleos vegetais líquidos à temperatura ambiente com o objetivo de conferir consistência de semissólida a sólida a essas gorduras. A configuração trans confere ao ácido graxo mais rigidez e configuração retilínea, assemelhando-se ao ácido graxo saturado. Os ácidos graxos trans estão presentes em diversos produtos industrializados, como biscoitos, produtos de panificação e sorvetes.

De acordo com o Caderno de Atenção Básica – Estratégias para o Cuidado da Pessoa com Doença Crônica – Obesidade, vamos a análise das alternativas: 

A) ERRADO – os ácidos graxos ômega-3 reduzem o LDL-colesterol e os triglicerídeos e elevam o HDL- colesterol.

B) ERRADO – os ácidos graxos ômega-6 reduzem o LDL-colesterol e elevam o HDL-colesterol

C) ERRADO – os ácidos graxos saturados elevam o LDL-colesterol

D) CERTO – os ácidos graxos ômega-9 reduzem o LDL-colesterol e elevam o HDL-colesterol.  

E) ERRADO – os ácidos graxos trans elevam o LDL-colesterol e reduzem o HDL-colesterol.

Portanto, a resposta correta é a LETRA D.

Gabarito do Professor: LETRA D.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ômega 9: reduzem LDL e elevam HDL;

ômega 3: reduzem LDL e TG e elevam HDL;

ômega 6: reduzem LDL e elevam HDL;

Saturados: elevam LDL;

Trans: elevam o LDL e reduzem o HDL

Cadernos de Atenção Básica – Estratégias para o Cuidado da Pessoa com Doença Crônica – Obesidade (2014)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo