Pode-se afirmar que as características geográficas de vária...
Além dos condicionamentos de ordem geográfica, fatores de natureza socioeconômica e geopolítica encontram-se na origem da “colonização pontual”, ou seja, a ocupação apenas dos pontos estratégicos da orla costeira.
[Jorge Couto, A gênese do Brasil. Em: Carlos Guilherme Mota (org). A experiência brasileira. Formação: histórias, 2000]
Em relação aos “fatores de natureza socioeconômica e geopolítica”, é correto considerar
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a pequena população em Portugal e a necessidade da produção açucareira se concentrar nas proximidades da faixa marítima.
Falou em produção açucareira você lembra do clima quente na orla Brasileira na época colonial, e maritima por uma questão econômica mesmo, mais perto do mar à leste, mais perto de enviar pra Europa. Só nisso já dava pra matar a questão.
Gabarito E
a pequena população em Portugal - naquele momento não tinha muita gente enviada para a América, para ocupar o território
e a necessidade da produção açucareira se concentrar nas proximidades da faixa marítima - quanto mais perto de Portugal, mais barato para fazer o transporte (econômico)
✔ GABARITO DA BANCA [E] ✔
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Antes adentrar na empreitada açucareira devemos notar a divisão especial economicamente viável para implementação da economia.
Uma das alternativas para a proteção das terras contra as invasões, foi adotar o sistema de capitanias hereditárias, que dividiu o território em 15 quinhões de terras e distribuídas a 12 donatários.
Muitos dos que receberam as doações, nem ao menos vieram ao território, principalmente pelo alto custo do empreendimento, a distância da metrópole, a falta de investimento público e principalmente a alta rentabilidade proveniente do comércio mercantilista com as índias.
Somado a todos esses fatores, um dos principais era a ESCASSEZ de mão de obra para o empreendimento, visto que, as áreas doadas eram muito extensa.
“Os donatários receberam uma doação da coroa, pela qual tornaram-se possuidores, mas não proprietários. (...) Eram doadas sesmarias, o que foi muito importante para os vários latifúndios existentes até hoje.” [Fonte: Boris Fausto HB 2019, pg 41]
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Qualquer erro só corrigir ou xingar nos comentários
► @estuda_gg
E - Vale lembrar que para a metrópole, suas colônias são grandes empresas mercantis, no caso do Brasil, mesmo com dimensões continentais, ainda que num primeiro momento não estivesse definido ao que é hoje, não foi diferente. Se a produção açucareira era o principal produto dessa empresa colonial, nada mais adequado ao que adaptar as questões sociais e geopolíticas aos moldes do açúcar.
Isso inclui a ocupação litorânea para uma melhor comunicação e escoamento do produto, atividades como as banalidades e a criação de gato fossem empurrado para o interior do território, em áreas onde não fossem delimitadas à produção da cana, uma sociedade de poucos habitantes, visto que o empreendimento demandava muita força braçal o que era realizado pelos escravos africanos e pela baixa densidade demográfica de Portugal, um dos fatores que sempre fez com que a coroa controlasse a imigração até nos períodos maior "boom" populacional como foi no período aurífero. Vale observar o número de negros africanos e negros da terra em relação a população colonial para observamos a inviabilidade e o perigo de um esvaziamento da metrópole.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo