Documentos do século XVI algumas vezes se referem aos habit...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1374626 História
Documentos do século XVI algumas vezes se referem aos habitantes indígenas como “os brasis”, ou “gente Brasília” e, ocasionalmente no século XVII, o termo “brasileiro” era a eles aplicado [...] os termos “negros da terra” e “índios” eram utilizados com mais frequência do que qualquer outro para designar os indígenas enquanto verdadeiros habitantes da terra.
[Stuart B. Schwartz, “Gente da terra braziliense da nasção”. Pensando o Brasil: a construção de um povo. Em Carlos Guilherme Mota (org). A experiência brasileira. Formação: histórias, 2000]

O uso dos termos “negros da terra” e “índios” para a designação dos indígenas, segundo Stuart Schwartz, tem relação com
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O Estado Português tinha por premissa que a escravidão indígena somente poderia ser realizada através de uma guerra justa, na qual o indígena perdesse e, dessa forma, seria autorizada a sua escravização. 
Porém, os nativos da terra possuíam um conhecimento do espaço que os portugueses não possuíam o que era uma vantagem para não serem capturados. Outro empecilho para a escravização dos indígenas eram os padres jesuítas que entendiam que os indígenas precisavam ser catequizados . Os nativos possuíam alma e torná-los cativos seria um pecado. Esta é uma das razões pela qual Portugal passou a trazer mão de obra negra africana para seguir com o uso de mão de obra cativa ,que era a força motriz de sua unidade produtora. 
O candidato para responder esta questão precisa ter o conhecimento prévio sobre o período pré colonial e o uso da mão de obra indígena e africana na extração de pau brasil e plantação de cana de açúcar. 

A) INCORRETA - A capacidade produtiva indígena estava diretamente relacionada com a necessidade de consumo e sustentabilidade da sua aldeia. Não tinha caráter mercantil. 

B) CORRETA – Os portugueses começaram a utilizar os nativos da América portuguesa, como mão de obra para a extração de pau brasil. Assim, tal como os negros escravizados na África, os habitantes escravizados na América portuguesa eram chamados de negros da terra. Já o termo “índio" foi utilizado por Cristóvão Colombo, por haver acreditado que tinha chegado nas Índias 

C) INCORRETA - Os índios começaram a ser educados na língua portuguesa após a chegada dos jesuítas, que tinham por objetivo catequizar os nativos da terra e zelar pela Igreja instalada no Atlântico Sul. 

D) INCORRETA - A educação dada pelos jesuítas aos indígenas tinha por objetivo a sua catequização e à obediência e submissão, por que essa era a vontade de Deus, segundo a sociedade europeia em estamentos típica da época. 

E) INCORRETA – Os indígenas possuíam a lógica extrativista para o consumo e sustentabilidade da sua aldeia. O consumo com a ótica mercantilista de acúmulo de riquezas era motivo de oposição com relação à função do trabalho produtivo entre portugueses e indígenas. São visões opostas. 


Gabarito do Professor: Letra B.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO B

 [...] os termos “negros da terra” e “índios” eram utilizados com mais frequência do que qualquer outro para designar os indígenas enquanto verdadeiros habitantes da terra.

Bons estudos.

Negros da terra era como os portugueses apelidavam os escravos indígenas no Brasil.

A palavra "preto" aparece no século X e designa uma pessoa de pele escura, mais particularmente originária da África subsariana. A palavra "negro" passa a ser adotada no século XV com a escravização de africanos pelos espanhóis. Por isso, o principal conceito da palavra negro era, por conseguinte, "escravo".

Nada a ver essa questão, pergunta uma coisa e quer saber outra.. Porém, indo por eliminação chega ao resultado.

O índios eram vistos como os verdadeiros habitantes da terra, segundo relata a historiadora, no entanto, é importante destacar também que esses habitantes tinham um status econômico - eram considerados pessoas inferiores, incivilizadas, e jurídico - era proibida a escravidão dos índios haja vista que a Igreja embora enxergam-nos como selvagens, acreditavam que tinham alma, diferentes dos negros africanos.

Gabarito B

"Negros da terra" = Escravos nativos da terra = Status que ocupavam

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo