De acordo com a Portaria Conjunta nº 17, de 12 de novembro ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1846388 Nutrição
De acordo com a Portaria Conjunta nº 17, de 12 de novembro de 2019, que aprova o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Diabete Melito Tipo 1 (Ministério da Saúde, 2019), a contagem de carboidratos pode ser utilizada por todo paciente com diabetes como terapia nutricional. Nesse contexto, é um alimento que não precisa entrar no cômputo da contagem de carboidratos: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A contagem de carboidratos é uma estratégia nutricional que oferece à pessoa com diabetes maior flexibilidade em sua alimentação, de acordo com seu estilo de vida. O principal objetivo é encontrar um equilíbrio entre a glicemia, a quantidade de carboidratos ingerida e a quantidade de insulina necessária. 

Alimentos como pães, biscoitos, cereais, arroz, massas, batata e grãos vegetais, frutas e sucos, leite, iogurtes, mel, açúcar e alimentos que contêm açúcar devem ser contabilizados na contagem de carboidratos.

Já vegetais crus e cozidos em pequenas quantidades (até 1 xícara de vegetal cru ou meia xícara de vegetal cozido), queijo, carnes bovina, aves, pescados e ovos (desde que não ultrapassem a 1 porção de 120 g), azeite, maionese, creme de leite, água, café, chá e adoçantes não precisam entrar na contagem de carboidratos.

Portanto, dentre as opções da questão, o queijo (LETRA C) não precisa entrar no cômputo da contagem de carboidratos.

Gabarito do Professor: LETRA C.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O objetivo da estratégia é encontrar um equilíbrio entre a glicemia, a quantidade de carboidratos ingerida e a quantidade de insulina adequada. O carboidrato é nutriente com maior efeito sobre a glicemia, visto que 100% do que é ingerido se transforma em glicose. Medir a glicemia antes das refeições e duas horas após pode ajudar a estimar esse efeito sobre a glicemia. Exemplos de alimentos que contêm carboidratos: Pães, biscoitos, cereais, arroz, massas, batata e grãos, vegetais, frutas, sucos, leite, iogurtes, açúcar, mel e alimentos que contém açúcar. Exemplo de alimentos que não precisam contar carboidratos: vegetais (até 1 xícara de vegetal cru ou ½ xícara de vegetal cozido), carnes de boi, aves, pescado, ovos (até uma porção de 120 gramas), queijo, azeite, maionese, creme de leite, água, café, chá e adoçantes.

queijo pois sua principal composição é de proteína

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo