Seria fundamental examinar a diversidade do mapa do feudali...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1374631 História
Seria fundamental examinar a diversidade do mapa do feudalismo ocidental que emergiu a partir do século IX. Os historiadores soviéticos Liublinskaya, Gutnova e Udaltsova sugeriam corretamente uma tríplice classificação.
(Perry Anderson, Passagens da Antiguidade ao Feudalismo, 1988. Adaptado)

Faz parte dessa “tríplice classificação”,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Perry Anderson defende, em seu livro Passagens da Antiguidade ao Feudalismo, que, para existir um feudalismo clássico o território deveria ter a presença de uma estrutura romana e germana. Desta forma, o feudalismo clássico somente poderia ter ocorrido nas regiões do Reino Franco, porque a estrutura do Império Carolíngio é herdada da estrutura romana. Segundo esta premissa o feudalismo apresentará variantes de acordo com a maior ou menor importância histórica das estruturas romana e germana. 
Por conseguinte o Feudalismo não será igual em cada região da Europa Ocidental O candidato para responder esta questão precisa ter o conhecimento das estruturas feudais da Europa Ocidental. 
A) INCORRETA – A Espanha e Portugal não foram tipicamente feudais, em virtude da ocupação do território pelos árabes. Os portugueses e espanhóis tiveram uma grande influência do Império Romano mas nem tanto dos germanos. 

B) INCORRETA – A desordem política não se origina no Oriente. Os Impérios Bizantino, Otomano e Árabe eram organizados com relação as suas estruturas econômicas, sociais e políticas 

C) INCORRETA – A França não teve seu território sob o domínio árabe. As relações de servidão não permitiam muitos direitos, pois além de pagar impostos para a utilização da terra , não tinham liberdade de desvincular da relação com o seu senhor feudal.

  D) INCORRETA – Os visigodos se estabeleceram na Península Ibérica e no Norte da África. A tradição romana existia em algumas regiões mas não tão efetiva. 

E) CORRETA - A Germânia, a Escandinávia e a Inglaterra tiveram um enraizamento feudal lento embora eficaz, com o predomínio dos bárbaros. Mas, antes da chegada dos bárbaros houve enraizamento do governo romano.

Gabarito do Professor: Letra E.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A única resposta que apontou 3 lugares rs...

Simples assim Fabrício ^^ !

questao tao obvia por a E ser a unica que tem ''3 paises'' que induz ao erro.. coloquei a B me fudi

O autor explica que o feudalismo chegou tardiamente ao norte da Europa, uma vez que era naquele lugar onde por muito tempo os povos considerados "bárbaros" viviam. A transição ao feudalismo foi marcada pela mescla da cultura romana e germânica e se deu nos primeiros séculos principalmente na parte da península ibérica e itálica, ou seja, países onde ficam Portugal, Espanha, Itália, França e parte da Alemanha Ocidental.

Somente a partir do século X em diante que os esforços da Igreja Católica Romana e dos reis católicos (principalmente o francês) chegaram ao norte da Europa, conseguindo-se dominar os povos que lá viviam ( inclusive os Vikings) e estabelecer as relações feudais.

Gabarito E

Creio que a tal "tríplice classificação" se refira mais 1-a França e a Itália (Locais muito feudalizados), 2- Oriente (Império Bizantino) e 3- Inglaterra, Germânia e Escandinávia (locais que o feudalismo ocorreu tardiamente).

Sendo assim a única alternativa que menciona isso seja a alternativa E.

Outras alternativas tem erros sutis, tipo a letra C que diz que os servos tinham "amplos direitos" e a letra D que diz que o Oriente não conhecia a "tradição romana", sendo que o império Bizantino é uma extensão do Império romano.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo