Nas histórias da colonização, de modo geral, opõe-se o caso...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1374632 História
Nas histórias da colonização, de modo geral, opõe-se o caso de Portugal, com suas feitorias, ao da Espanha, dotada de um verdadeiro império territorial. A oposição, sem dúvida, pode ter existido, mas falta a verdadeira explicação, pois no Brasil foi de fato um império territorial que os portugueses erigiram.
(Marc Ferro, História das colonizações – Das conquistas às independências – século XIII a XX)

A “verdadeira explicação”, para Marc Ferro, consiste em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A expansão colonial portuguesa de orientação mercantilista teve por objetivo a acumulação de riquezas para a manutenção da balança comercial superavitária. O foco inicial foi a Rota das Índias Orientais, pois o comércio das especiarias e dos produtos asiáticos gerava mais riquezas no início do século XV. Através da Rota Oriental, outros caminhos e territórios foram estabelecidos. Quando os lucros derivados do comércio asiático começaram a decair, Portugal passou a dedicar seus esforços também em outros territórios que possuíam riscos menores em sua exploração e assim começou o processo de colonização do território ultramarino do Atlântico Sul. 
A exploração do pau brasil foi a primeira atividade que propiciou lucro mas, o processo de colonização efetivo está relacionado com a introdução da monocultura de exploração da cana de açúcar a partir do segundo quartel do século XVI. 
Uma das alternativas indica a interpretação do texto de Marc Ferro. 

A) CORRETA – O território ultramarino do Atlântico Sul, Brasil, possui dimensões continentais e era ocupado por diferentes etnias espalhados pelo espaço. Os Reinos do Mali e do Congo possuíam uma estrutura social, econômica e política forte o suficiente para resistir à pressão dos portugueses. Isso impediu que houvesse a instalação que conseguiram no Brasil. 

B) INCORRETA - O Estado Português utilizando-se da experiência de produção de cana de açúcar nas Ilhas da Madeira e dos Açores implementou a monocultura de cana de açúcar no território ultramarino do Atlântico Sul. 

C) INCORRETA – A motivação para a Expansão Marítima Comercial foi chegar às Índias com o objetivo de ter acesso as especiarias e aos produtos asiáticos de forma geral, sem os intermediários do Mediterrâneo. A prioridade da Coroa Portuguesa era acumular riquezas e, no século XV, o que propiciava isso era o comércio oriental. Com a decadência do comércio da Rota das Índias Orientais iniciou-se o processo de colonização do Brasil. 

D) INCORRETA – De acordo com a perspectiva econômica, Portugal seguia a lógica mercantilista. A motivação da busca por territórios ultramarinos era para o acúmulo de riquezas e metais preciosos. Os portugueses ao chegar ao Atlântico Sul e, por não encontrar metais preciosos, preferiu privilegiar o comércio asiático que era mais lucrativo a época.  

E) INCORRETA - A exploração colonial portuguesa tem, por fundamento, a lógica mercantilista principal que é a acumulação de riquezas simbolizadas por metais preciosos. Portugal privilegiou o comércio com produtos e especiarias asiáticas em detrimento da colonização da América Portuguesa. Quando começou a crise do comércio oriental, Portugal iniciou a plantação da monocultura da cana de açúcar no Atlântico Sul, já que o açúcar era um produto com alto valor de revenda no mercado internacional. 

Gabarito do Professor: Letra A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

No começo eu não entendi nada. No final parecia q tava no começo KKKK

Resposta letra A: reconhecer que no Brasil os conquistadores enfrentaram tribos dispersas e, na África negra, os povos do Mali e do Congo, por exemplo, impediram a instalação dos portugueses.

acertei,pois fui na menos errada

questão confusa kkkk

A- reconhecer que no Brasil os conquistadores enfrentaram tribos dispersas e, na África negra, os povos do Mali e do Congo, por exemplo, impediram a instalação dos portugueses.

Correto, pois Portugal era de longe uma das maiores potências europeias no quesito exploração marítima, Desse modo Portugal encontrava-se com adversidades em continentes que havia exploração, devido os povos nativos daquela região

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo