O traumatismo da viagem é tamanho que, mal desembarcavam no ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1374633 História
O traumatismo da viagem é tamanho que, mal desembarcavam no Caribe, os “pretos novos” querem fugir. Os colonos, que compreendem isso, tentam amortecer o choque e aclimatam o escravo antes de botá-lo na oficina. Mas o desespero dos negros é tal que eles preferem se mutilar, se estrangular, do que tentar matar seu dono.
(Marc Ferro, História das colonizações – Das conquistas às independências – século XIII a XX, 1996)

O excerto trata
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Um dos temas recorrentes nas pesquisas sobre a etapa de colonização europeia no continente americano é o da Escravidão. Isto acontece porquanto ter sido o sistema de trabalho fundamental na empresa de colonização. E, africanos comerciários nas costas do continente e nativos aqueles que foram escravizados, levando à destruição de civilizações na América e à transmigração forçada de milhões de africanos . 
O tema é clássico e a bibliografia recente sobre o tema bastante vasta, como os trabalhos de Manolo Florentino, Luis Felipe de Alencastro e Yanê Lopes dos Santos. Durante muito tempo a historiografia tradicional entendeu que a resistência dos africanos era mais frágil por serem eles “ mais dóceis" e “ habituados ao trabalho cativo". 
Há equívocos na afirmativa , acerca da resistência, do “ hábito do trabalho escravo" e da “docilidade". O trecho transcrito, de fácil compreensão e análise, trata de um destes equívocos , expresso em uma das alternativas. 
A) INCORRETA- Além de não ser o tema do trecho, o trabalho compulsório tem tendência à baixa produtividade 
B) INCORRETA - A adaptação dos africanos não era rápida. Ela era resultante de castigos e maus tratos 
C) CORRETA- o trecho mostra algumas formas de resistência dos africanos escravizados como o suicídio ou a tentativa de matar seus donos. 
D) INCORRETA- Embora tenha havido uma transição da mão de obra cativa para a livre no Brasil no século XIX, não é o tema do trecho 
E) INCORRETA- Ao contrário do que é dito, o tráfico de escravos era altamente lucrativo

Gabarito do Professor: Letra C.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Mecanismos de resistência à escravidão = fugir, se mutilar, se estrangular...

GABARITO LETRA C

Se a pessoa ao terminar de ler não sentir um incômodo, a pessoa não tem sentimentos. E alguns ainda dizem que não existiu escravidão e não existe preconceitos.

A escravidão é algo tão ruim que muitos negros se matavam, se multilavam ou lutavam até a morte para salvar os outros, claro que a escravidão começa com negros capturando e vendendo outros negros de tribos diferentes, mas imagina alguém controlar suas vontades, bater em você, te forçar a trabalhar e simplismente te usar como objeto em todos os sentidos, quem estuda um pouco mais a história a fundo se entristesse e sabe que essa é uma divída que nunca será paga.

Gabarito letra C

Para os colegas não assinantes

Gabarito C - de mecanismos de resistências à escravidão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo