Leia os textos abaixo e responda à questão.TEXTO 1Embora sej...
Leia os textos abaixo e responda à questão.
TEXTO 1
Embora seja denominado como arte afrobrasileira, o fascículo 13 da coleção Os negros: história do negro no Brasil, que foi publicado recentemente, apresenta em seu texto de abertura, de Bruna Buzzo, a terminologia variada e a abrangência ampla dessa vertente artística já a partir de seu título: “A arte afro das raízes do Brasil feita por afro-descendentes ou não, fruto da influência africana e dos povos que se encontraram no território brasileiro, é a arte que expressa a cultura da miscigenação”. Ou em seu término: “antes de mais nada, é brasileira, e soube mesclar e dosar os elementos de cada cultura para criar uma identidade própria”. (CONDURU, Roberto. Negrume multicor: arte, África e Brasil para além de raça e etnia. Acervo. Revista do Arquivo Nacional, v.22, nº.2, 2009. p. 40. Disponível em: . Acesso em: 03 out. 2016)
TEXTO 2
“§ 1o O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.” BRASIL. LEI Nº 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura AfroBrasileira", e dá outras providências. (Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm> . Acesso em: 02 out. 2016).
TEXTO 3
Brancos
Brancos (1997)
Poesia
Ricardo Aleixo.
(IPHAN. Negro brasileiro negro. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional n. 25. Rio de Janeiro: IPHAN, 1997. p. 152. Disponível em <http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/RevPat25_m.pdf>. Acesso em: 05 out. 2016)
Independentemente da nomenclatura e da conceituação, se arte negra ou arte afro-brasileira, a Lei nº 10.639, com o conteúdo programático destacado acima, associada à política de cotas, tratam de trazer para a sala de aula e para o atelier o artista negro, a arte de temática negra e as relações étnico-raciais, proporcionando que o(a) estudante negro(a) passe a se reconhecer e possa construir, também dentro da escola, junto de seus pares, a sua autoestima e identidade. Os TEXTOS 1 e 2, a partir de seus conteúdos e tipos (texto acadêmico e legislação), atribuem importância ao negro/negra enquanto formador(a) do Brasil e de sua cultura. Já o TEXTO 3: