Os sítios de código aberto permitem que o público comente ac...
tecnologias de comunicação.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O ponto de partida desse modelo foi o Jornalismo de Código Aberto (Open Source). Tendo como exemplo o Slashdot, que é voltado para o público que acompanha o noticiário de tecnologia, ele tem por base única e exclusivamente notícias relatadas por seus leitores.
A dura separação que antes existia entre os que fazem as notícias e os que recebem as informações desapareceu com o mundo virtual. É nesse contexto que surgiu o open journalism, ou jornalismo aberto, no bom português. A pluralidade sugerida pelo termo também dá margem para um vasto campo de possibilidades de atuação, assim como de nomenclaturas: jornalismo cidadão, jornalismo colaborativo, jornalismo de código aberto.
Com a presença de moderadores, o leitor redige seu material e o cadastra através de um formulário online. As pessoas propõem histórias e a postagem é aberta até mesmo para os que não querem ser identificados.
Outra importante iniciativa nessa área é o site OhmyNews, exemplo de jornalismo de código aberto de Seul, na Coréia do Sul. Há mais de 10 anos, ele edita matérias de “cidadãos repórteres”, permitindo comentários e contribuições em dinheiro.
A tecnologia wiki também incorpora esse princípio da reformulação de textos e de novas versões. Com ela, foi possível dar início a projetos como o Wikipedia e o Wikinews. Com esta última, a intenção é conseguir o mesmo ambiente colaborativo presente na Wikipedia, mas com a função primordial de produzir notícias, não verbetes de uma enciclopédia. Cabe aos leitores produzir pautas e alterar os textos noticiosos. O material produzido tem autoria coletiva.
A OhmyNews () é uma agência de notícias da que se diz ser a mais nova e a maior agência do mundo desde . A OhmyNews é uma cujos proprietários são os e estações de que contribuem para a OhmyNews. Vários mídias são assinantes da OhmyNews, pagando uma taxa para usar o material da OhmyNews, mas não são membros da cooperativa.
O lema da OhmyNews é "Cada cidadão é um repórter".
É a primeira do seu género mundialmente a aceitar, editar e publicar artigos dos seus leitores, num estilo aberto de reportar notícias.
"O fenômeno de "jornalismo de cidadãos", na Coréia do Sul, criado em 2000, pela OhmyNews, é outro exemplo. Nesse caso, cerca de cinquenta repórteres e editores profissionais selecionam, editam e complementam artigos noticiosos escritos por mais de 40 mil amadores, desde estudantes da escola fundamental até professores de pós-graduação. Esses voluntários apresentam entre 150 e 200 artigos por dia, que respondem por mais de dois terços do conteúdo da OhmyNews. Para tanto, recebem um pequeno estímulo monetário: se o artigo sair na primeira página, privilégio de uma pequena fração do total, o autor recebe cerca de US$ 20. Por que fazem isso? "Estão escrevendo artigos para mudar o mundo, não para ganhar dinheiro", diz Oh Yeon Ho, fundador do site."
Trecho retirado do livro "A Cauda Longa - Do mercado de massa para o mercado de nicho". Chris Anderson (2006).
"Brambilla salienta que a aplicação deste conceito gerou a nomenclatura jornalismo open source em que as notícias “passam a ser produto de domínio público, tanto na sua elaboração quanto na sua fruição” (BRAMBILLA, 2005a, p.10)"
Fonte: Práticas de Jornalismo Amador em Plataformas Interativas: uma revisão bibliográfica
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo