Um estudo realizado em São Paulo, no Centro de Referência da...
Um estudo realizado em São Paulo, no Centro de Referência da Saúde da Mulher, investigou 671 vítimas de abuso sexual. No grupo de crianças, em 84,5% dos casos, o agressor era conhecido, sendo que em 60% dos casos este era do núcleo familiar (pai, padrasto, tio e avô) e em 40% o vizinho ou outro conhecido. Entre os adolescentes, 27,7% conheciam o agressor, sendo que em 38,5% dos casos o agressor era do núcleo familiar e em 61,5% eram pessoas próximas da família (vizinho ou outro conhecido). Estes resultados indicam a predominância do abuso sexual no próprio ambiente doméstico. Acerca desse tema, coloque V(Verdadeiro) e F (Falso):
( ) O abuso sexual acomete jovens e mulheres, é repetitivo e com determinantes desconhecidos.
( ) O abuso sexual extrafamiliar é qualquer forma de prática sexual envolvendo uma criança /adolescente e alguém que não faça parte da família.
( ) Abuso psicológico é toda forma de rejeição, discriminação, depreciação ou desrespeito em relação à criança ou adolescente.
( ) O abuso sexual pode envolver comportamentos como punir, humilhar ou aterrorizar com graves agressões verbais e cobranças exageradas, baseadas em expectativas irreais em relação ao bom comportamento ou ao desempenho escolar.
( ) O abuso psicológico é o tipo de violência dos mais difíceis de ser identificado, pela sutileza e pela falta de materialidade dos atos, embora tenha impacto negativo profundo sobre o desenvolvimento biopsicossocial.
Portanto, está CORRETA a sequência: