Nutriente cuja deficiência é responsável pela doença hemorr...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A doença hemorrágica do recém-nascido é um distúrbio que pode ocorrer devido a deficiência de vitamina K. É caracterizado pela diminuição dos fatores de coagulação (fatores II, VII, IX e X). A doença apresenta 3 formas clínicas: (i) precoce: relacionada com o uso de medicamentos pela mãe durante a gestação que interferem no depósito ou na função da vitamina K. Esse quadro inicia-se nas primeiras 24 horas de vida; (ii) clássica: apresenta-se durante a primeira semana de vida e, geralmente, as crianças apresentam aspecto saudável; (iii) tardia: apresenta-se em crianças entre 8 e 12 semanas e está associada a baixa ingestão, deficiência na absorção ou produção diminuída da vitamina K.
A vitamina K é uma vitamina lipossolúvel que tem papel importante na coagulação, uma vez que é necessária para modificação e ativação dos fatores de coagulação II, VII, IX e X. A profilaxia da doença hemorrágica do recém-nascido é feita por meio da administração via intramuscular ou via oral da vitamina K, no nascimento.
Portanto, a resposta correta é a LETRA A.
Gabarito do Professor: LETRA A
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"A doença hemorrágica do recém-nascido (HDN) é causada por uma deficiência de vitamina K no bebê que acabou de nascer. Esse problema pode levar o bebê a ter um sangramento que coloca em risco sua vida no período que vai das primeiras horas depois do nascimento até alguns meses"
A - Correta
A vitamina K desempenha essencial papel na coagulação sanguínea, assim, um dos sinais predominantes da deficiência desse micronutriente é a hemorragia, além de da má absorção de lipídios e destruição da flora intestinal. Quando há uma transferência placentária precária de vitamina K, os recém-nascidos (principalmente prematuros ou exclusivamente amamentados no peito) podem apresentar consequências, dentre elas a incapacidade de estabelecer uma microflora intestinal produtora de vitamina K, causando os problemas associados à falta do nutriente.
A deficiência de vitamina K é comum em recém-nascidos, por causa da função hepática imatura e transferência de baixas quantidades de vitamina K através da placenta ou do leite materno. Se a vitamina K não é aplicada, a criança corre risco de sangramento, anteriormente conhecido como Doença Hemorrágica do Recém-Nascido.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo