Trata-se do estoque constituído para afrontar picos de proc...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab. C
- Estoque Sazonal: quantidade determinada previamente para se antecipar a uma demanda maior que é prevista de ocorrer no futuro, fazendo com que a produção ou consumo não sejam prejudicados e tenham uma regularidade.
- Estoque de Segurança: serve para a empresa ficar segura de que não vai perder ou atrasar vendas por não ter mais daquele produto muito procurado, e significa ter uma quantidade extra de determinado produto em estoque para que ele nunca falte.
Gabarito:. C
Gab: C
Estoque Sazonal ou Por Antecipação: A empresa já sabe que terá um aumento de demanda
Ex: Ovos de Pascoa
Estoque de Segurança: A empresa não sabe quando terá a procura por aquele produto.
***Galera, criei um Instagram para nós compartilharmos experiências e conhecimento sobre o mundo dos concursos. Segue lá!!!***
https://www.instagram.com/maxtribunais/
Oi!
Gabarito: C
Bons estudos!
-Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre alguns tipos de estoques. No caso desta questão, deve ser marcada a alternativa que contém o estoque constituído para afrontar picos de procuras sazonais, ou rupturas na capacidade produtiva.
A - incorreta. Conforme estabelece Peinado e Graeml (2007), os estoques cíclicos tem sua existência justificada apenas pelo motivo da produção ou compra do material se dispor em lotes, o que traz economias que compensam os custos associados à manutenção deste tipo de estoque. Outras características deles são, segundo os autores citados:
- possibilita que a organização obtenha maiores descontos por volume;
- são determinísticos, por causa da falta de variação da demanda e do suprimento.
B - incorreta. O estoque mínimo, ou de segurança, é um estoque adicional capaz de atender a situações imprevisíveis, tais como:
- atrasos no tempo de reposição;
- cancelamento do pedido de compras;
- aumento imprevisto no consumo;
- rejeição de itens comprados por orientação do controle de qualidade etc.
C - correta. Os estoques de sazonalidade, segundo Chopra e Meindl (2003, p. 54), “é o estoque criado para combater a variabilidade previsível da demanda”. Para Bertaglia (2003, p. 321), “o conceito de sazonalidade está ligado às ocorrências não constantes de um determinado período”. É aquele que apresenta uma variação em determinadas épocas, como ar-condicionado no verão, chocolate na páscoa, ou panetones no natal etc.
D - incorreta. Estoque em trânsito: corresponde aos itens que já despachados de uma unidade fabril para outra, no geral da mesma empresa, e que ainda não chegaram no seu destino final, segundo Martins e Alt (2009).
E - incorreta. Consoante a lição de Slack, Chambers e Johnston (2009), o estoque de desacoplagem é aquele capaz de permitir a criação de oportunidade para que seja efetuada a programação e a velocidade de processamentos independentes entre os estágios do processo produtivo. Esse estoque é constituído quando um processo para a trabalhar sem depender de outros, buscando a maximização do uso do local, bem como a máxima eficiência dos recursos (equipamentos e máquinas) e pessoal utilizado.
Tendo apresentado em que consiste cada estoque apresentado, concluímos que a alternativa "C" é a correta.
GABARITO: C
Fontes:
BERTAGLIA, Paulo Roberto. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. São Paulo: Saraiva, 2006.
CHOPRA, Sunil ; MEINDL, Peter. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: estratégia, planejamento e operação. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
MARTINS, Petrônio; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
PEINADO, Jurandir . ;GRAEML, Alexandre Reis. Administração da produção: operações industriais e de serviços. Curitiba: UnicenP, 2007.
SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo