No Brasil, as redes de coleta e transporte de esgoto sanitár...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2300051 Engenharia Civil
No Brasil, as redes de coleta e transporte de esgoto sanitário são concebidas para receber exclusivamente as vazões efluentes máximas decorrentes do uso de água no meio urbano, acrescidas de contribuições parasitárias indevidas, provenientes de infiltrações, encaminhamentos acidentais ou ligações clandestinas de água pluvial. Esta tipologia de sistema é denominada
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Os sistemas de esgotos urbanos podem ser de três tipos:

a) Sistema de esgotamento unitário, ou sistema combinado, em que as águas residuárias (domésticas e industriais), água de infiltração (água de subsolo que penetra no sistema através de tubulações e órgãos acessórios) e águas pluviais veiculam por um único sistema.

b) Sistema de esgotamento separador parcial, em que uma parcela das águas de chuva, provenientes de telhados e pátios das economias são encaminhadas juntamente com águas residuárias e águas de infiltração do subsolo para um único sistema de coleta e transporte dos esgotos.

c) Sistema separador absoluto, em que as águas residuárias (domésticas e industriais) e as águas de infiltração (água do subsolo que penetra através das tubulações e órgãos acessórios), que constituem o esgoto sanitário, veiculam em um sistema independente, denominado sistema de esgoto sanitário. As águas pluviais são coletadas e transportadas em um sistema de drenagem pluvial totalmente independente.

No Brasil, basicamente utiliza-se o sistema separador absoluto.

FONTE: TSUTIYA, Coleta e Transporte de Esgoto Sanitário.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo