Durkheim, Marx e Weber empregaram abordagens muito diferent...
Durkheim, Marx e Weber empregaram abordagens muito diferentes em seus estudos do mundo social. Por exemplo, na medida em que Durkheim e Marx se concentraram no poder de forças externas ao indivíduo, Weber tomou como seu ponto de partida a habilidade dos indivíduos em agir criativamente sobre o mundo exterior. As diferenças de abordagens persistem na Sociologia, e, mesmo que haja uma convergência sobre o tema a ser abordado, as análises são feitas a partir de diferentes perspectivas teóricas. Dentre elas, pode-se citar o Funcionalismo e o Interacionismo Simbólico.
Baseado nessas duas correntes, analise as afirmativas a seguir.
I. O Funcionalismo sustenta que a sociedade é um sistema complexo cujas diversas partes trabalham conjuntamente para produzir estabilidade e solidariedade. Por causa disso, a Sociologia deve investigar a relação das partes da sociedade umas com as outras e com a sociedade como um todo.
II. A escola Funcionalista de pensamento se despontou nos Estados Unidos e foi indiretamente influenciada por Weber. Suas origens mais diretas estavam no trabalho do filósofo G. H. Mead.
III. No Interacionismo Simbólico, no que se refere à interação interpessoal, o que importa é como essa interação dá sentido ao que os outros dizem e fazem, pois a relação dos humanos em sociedade depende de conhecimentos compartilhados.
IV. O Interacionismo Simbólico enfatiza o consenso moral para manter a ordem e a estabilidade na sociedade, pois a ordem e o equilíbrio são estados normais da sociedade.
Estão incorretas as afirmativas: