No manejo nutricional de doenças hepáticas, conforme as dir...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3156213 Nutrição
No manejo nutricional de doenças hepáticas, conforme as diretrizes da European Association for the Study of the Liver (EASL, 2018), qual das alternativas está correta?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: B

No manejo nutricional de doenças hepáticas, é fundamental compreender as recomendações específicas para diferentes condições, como cirrose hepática e esteatose hepática. A questão exige o conhecimento das diretrizes da European Association for the Study of the Liver (EASL), especialmente no que diz respeito ao manejo nutricional em pacientes com essas doenças.

No caso de pacientes com cirrose hepática e presença de ascite (acúmulo de líquido no abdômen), a restrição de sódio é uma prática comum para evitar a retenção de líquidos. A diretriz da EASL recomenda limitar o consumo de sódio a menos de 1.5 g/dia. Além disso, a restrição hídrica deve ser avaliada com base nos níveis de sódio no sangue do paciente.

Justificativa da alternativa correta (B): A opção B está correta porque descreve precisamente a recomendação da EASL para pacientes com ascite associada à cirrose, envolvendo a restrição de sódio e a consideração da restrição hídrica com base nos níveis de sódio sérico.

Análise das alternativas incorretas:

A: A afirmação de que todos os pacientes com cirrose hepática devem receber suplementação obrigatória de aminoácidos de cadeia ramificada é imprecisa. Embora a suplementação possa ser benéfica em certos casos para prevenir encefalopatia hepática, não é uma recomendação geral obrigatória para todos os pacientes.

C: A suplementação de vitamina A sem avaliação prévia dos níveis séricos não é uma prática geralmente recomendada. O excesso de vitamina A pode ser tóxico, especialmente em pacientes com doença hepática, sendo necessário avaliar caso a caso.

D: A afirmação de que ácidos graxos ômega-3 devem ser limitados na esteatose hepática não alcoólica é incorreta. Pelo contrário, há evidências de que o ômega-3 pode ter efeitos benéficos na redução da inflamação hepática.

E: O uso de suplementos antioxidantes como a vitamina E não é contraindicado em pacientes com hepatite C. Na verdade, a vitamina E pode ser usada para ajudar a reduzir a inflamação hepática, embora seu uso deva ser avaliado individualmente.

Espero que esta explicação tenha ajudado. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo