O pagamento de pessoal é regulamentado pela CLT e por outro...
Em relação ao prazo do pagamento, excetuando-se outro prazo mais favorável, negociado em acordo, convenção ou dissídio coletivo, a lei determina que o salário deverá estar à disposição do trabalhador até o
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C - 5o dia útil do mês subsequente ao vencido
Vamos interpretar o enunciado da questão:
O tema central da questão é o prazo para pagamento de salário aos trabalhadores, conforme regulamentado pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). A CLT estabelece normas específicas para garantir que o pagamento dos salários ocorra em um prazo que respeite os direitos dos trabalhadores.
De acordo com o artigo 459, § 1º da CLT, o salário deve ser pago até o 5o dia útil do mês subsequente ao trabalhado. Isso significa que, após o mês de trabalho, os empregadores têm até o quinto dia útil do mês seguinte para efetuar o pagamento do salário devido.
Portanto, a alternativa correta é a letra C, pois ela está de acordo com a legislação vigente.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
A - 15o dia útil do mês subsequente ao vencido: Esta alternativa está incorreta, pois a legislação não permite um prazo tão extenso para o pagamento do salário. O artigo 459 da CLT estabelece um prazo máximo de cinco dias úteis.
B - 10o dia útil do mês subsequente ao vencido: Também está incorreta, pois ultrapassa o limite de cinco dias úteis estabelecido pela CLT.
D - 2o dia útil do mês subsequente ao vencido: Embora seja um prazo mais curto, não é o prazo máximo estabelecido pela CLT, que é de cinco dias úteis. Contudo, um prazo mais curto pode existir em acordos coletivos, mas não é o padrão legal.
E - 1o dia útil do mês subsequente ao vencido: Assim como a alternativa anterior, embora respeite o direito do trabalhador ao salário em uma data ainda mais próxima, o prazo legal máximo é de cinco dias úteis. Novamente, um prazo menor pode ser estabelecido em condições mais favoráveis negociadas em acordos coletivos.
Compreender o prazo de pagamento é crucial para garantir que os trabalhadores saibam seus direitos e possam reivindicá-los caso necessário. Utilizar a legislação como base é uma estratégia eficaz para responder corretamente a esse tipo de questão.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm
ATÉ O 5ª DIA ÚLTIL.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo