Sobre cultura, eventos e manifestações culturais, analise a...
Sobre cultura, eventos e manifestações culturais, analise as afirmativas a seguir.
I. A cultura se constitui de signos e símbolos. Ela é convencional, arbitrária e estruturada. É constitutiva da ação social, sendo, portanto, indissociável dela. O significado é resultante da articulação, em contextos específicos, e, quando na ação social, é resultante de um conjunto de símbolos e signos que integram os sistemas.
II. Os eventos culturais devem ser pensados como totalidades, cujos limites são definidos a partir de critérios internos às situações observadas. Embora os símbolos culturais tenham existência coletiva, eles são passíveis de manipulação. Articulam-se no interior de uma mesma cultura, com a possibilidade de conter concepções e interesses diferentes ou mesmo conflitantes.
III. Os eventos culturais não são coisas, mas sim produtos significantes da atividade social de homens determinados, cujas condições históricas de produção, reprodução e transformação devem ser desvendadas.
IV. Os eventos culturais articulam-se na esfera do político, no sentido mais amplo do termo, ou seja, no espaço da relação entre grupos e segmentos sociais. Assim sendo, o estudo das manifestações culturais deve detectar os constrangimentos que limitam a sua articulação efetiva e a sua transgressão e superação em situações concretas.
Estão corretas as afirmativas: