A progressão da lesão de cárie no interior do esmalte é de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q195722 Odontologia
Atenção: As questões de números 25 a 27 referem-se ao caso abaixo.
 Paciente com 12 anos de idade, sexo masculino, apresenta os dentes 17 e 27 recentemente erupcionados. Observa-se biofilme nas superfícies destes dentes. 
A progressão da lesão de cárie no interior do esmalte é determinada pela direção dos prismas que, combinada à cariogenicidade do biofilme, resultará em lesões
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão em foco. O tema central refere-se à progressão das lesões de cárie no interior do esmalte dentário, particularmente em dentes recém-erupcionados, como os molares superiores 17 e 27 no caso apresentado. Para resolver essa questão, é necessário entender a relação entre a direção dos prismas de esmalte e a cariogenicidade do biofilme.

A alternativa correta é a C - oclusais de forma cônica, com a base voltada para a frente da lesão.

Justificativa da Alternativa Correta: As lesões de cárie em superfícies oclusais tendem a ter um formato cônico. Isso ocorre porque os prismas de esmalte direcionam a progressão da cárie para uma ponta, causando uma lesão que se assemelha a um cone invertido. A base dessa lesão cônica está voltada para a superfície, que é a área mais exposta ao ataque cariogênico, frequentemente onde o biofilme se acumula.

Por que as demais estão incorretas:

A - proximais em formato de losango, sem base definida. Lesões proximais geralmente têm formato triangular, e não losango, com a base voltada para a superfície externa do dente.

B - gengivais em forma trapezoidal, sem base definida. O formato trapezoidal não é típico para descrever lesões cariogênicas, especialmente em superfícies oclusais ou gengivais.

D - oclusais em forma de triângulo, com a base voltada para a superfície. Essa descrição não coincide com a forma cônica esperada; a base está corretamente apontada para a superfície, mas o formato esperado é cônico, não triangular.

E - vestibulares de forma cônica, com a base voltada para a superfície. Embora a descrição do formato seja cônica, lesões vestibulares não são o foco da questão, que aborda superfícies oclusais.

Ao compreender a direção dos prismas de esmalte e como o biofilme cariogênico afeta a estrutura dos dentes, você conseguirá interpretar melhor as descrições das lesões e identificar padrões esperados na progressão da cárie.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Não entendi esse "frente da lesão"

Também não entendi o ''frente da lesão''

lesão de cárie no esmalte geralmente tem forma de cone com a base voltada para junção amelodentinária.

A letra E está errada pois está escrito "forma cônica" e deveria ser "forma triangular", é isso?

Porque, de fato, cárie em superfícies interproximais ou V e P/L tem a base voltada para fora da lesão. Vai afunilando e formando um triângulo com ápice voltado para Junção AmeloDentinária. Correto?

Frente da lesão?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo