Julgue o item a seguir, considerando as maneiras de pensar c...
Julgue o item a seguir, considerando as maneiras de pensar com argumentos racionais.
Forma de raciocínio empregada em ciências experimentais, a abdução é um processo de inferência no qual se parte do particular para o geral, ou seja, a partir da observação de casos particulares, chega-se a uma conclusão que extrapola essas premissas.Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Particular para o geral: indução
Geral para o particular: dedução
Errado
A questão inverte indução e dedução, pontando a questão fica errado, tipo banca CESPE isso.
Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução eabdução. Dada uma premissa, uma conclusão, e uma regra segundo a qual a premissa implica a conclusão, eles podem ser explicados da seguinte forma:
Abdução significa determinar a premissa. Usa-se a conclusão e a regra para defender que a premissa poderia explicar a conclusão. Exemplo: "Quando chove, a grama fica molhada. A grama está molhada, então pode ter chovido." Associa-se este tipo de raciocínio aos diagnosticistas e detetives, etc.
Indução é determinar a regra. É aprender a regra a partir de diversos exemplos de como a conclusão segue da premissa. Exemplo: "A grama ficou molhada todas as vezes em que choveu. Então, se chover amanhã, a grama ficará molhada." É comum associar os cientistas com este estilo de raciocínio.
Dedução corresponde a determinar a conclusão. Utiliza-se da regra e sua premissa para chegar a uma conclusão. Exemplo: "Quando chove, a grama fica molhada. Choveu hoje. Portanto, a grama está molhada." É comum associar osmatemáticos com este tipo de raciocínio
Na ABDUÇÃO, o que está implicado não é uma função de verdade, mas antes uma relação de causalidade. A abdução estabelece a probabilidade da conclusão da inferência e não necessariamente a sua verdade.
EXEMPLO: É provável que A esteja certo. Assim, a abdução é a inferência a favor da melhor explicação. A hipótese A, ao ser verdadeira, explica B. nenhuma outra hipótese pode explicar tão bem B como A. Logo, A é provavelmente verdadeira.
Macete para memorizar:
Indução - Individual(particular) para o geral
Na Abdução queremos determinar a premissia, sabendo a conclusão e a regra. Sendo uma certa propablidade.
ex- a cada 10 onibus que pego, 1 sempre quebra.
já no argumento por indução parte do particular para o geral
ex.
testaremos esse novo medicamento primeramente em mim(particular) para so depois testa-lo naquele grupo de 1000 pessoas(geral)
portanto, gabariro errado por usar o conceito de indução não se tratanto do conceito de abdução.
espero te ajudado. bons estudos!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo