Com relação aos princípios orçamentários, assinale a opção c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q385993 Administração Financeira e Orçamentária
Com relação aos princípios orçamentários, assinale a opção correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Quanto aos princípios orçamentários, assinalemos a alternativa correta.

A - incorreta. O princípio da não afetação das receitas determina que o produto da arrecadação dos tributos não pode estar vinculado a órgão, fundo ou despesa.
O princípio descrito é da não afetação da receita de IMPOSTOS
B - correta. A aplicação do princípio da universalidade abrange a inclusão no orçamento tanto das receitas e despesas próprias dos órgãos de governo quanto das realizadas por entidades do setor privado em nome do governo e custeadas por recursos públicos.
C - incorreta. De acordo com o princípio da programação, a lei orçamentária anual deve conter tão somente matéria relativa à previsão da receita e à fixação da despesa.
A definição apresentada é do princípio da exclusividade. O princípio da programação preceitua que o o orçamento deve ser estruturado em programas
D - incorreta. As normas instituidoras do princípio da legalidade ressalvam expressamente a instituição de fundos e a realização de operações de crédito.
O princípio da legalidade não traz nenhuma exceção das citadas pela afirmativa. O que temos vai contra a afirmativa: É vedada a instituição de fundos de qualquer natureza, sem prévia autorização legislativa (Art. 167, IX, CF); Além disso, a Lei de Orçamentos compreenderá todas as receitas, inclusive as de operações de crédito autorizadas em lei (Lei 4.320/6, art. 3º)
E - incorreta. O princípio do equilíbrio não costuma ser observado no Brasil, visto que o orçamento fiscal geralmente é deficitário.
Acontece que muitas vezes, quando o orçamento é executado, a receita prevista para o exercício é abaixo do esperado, o que gera insuficiência de arrecadação. No entanto, esse desequilíbrio não é observado no campo de elaboração do orçamento, ele sempre é observado no Brasil.
Concluímos que a alternativa "B" é a correta.

GABARITO: B

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra a): O princípio da não afetação das receitas diz que não é possível que sejam vinculadas receitas de IMPOSTOS, e não tributos, conforme consta na assertiva.


Letra c): O princípio que diz que a lei orçamentária não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação de despesa é o Princípio da Exclusividade.


Letra d): O princípio da Legalidade não faz essa ressalva constante na assertiva. O que ele preceitua é que o orçamento precisa virar lei e ser elaborado conforme certas normas legais para poder valer.


Letra e): O Princípio do Equilíbrio nunca deixará de ser observado, até mesmo em situações de crise deverá haver essa observância.


Como resultado da exclusão das erradas, a letra b) é a correta.

Bem, esse é o tipo de questão que o candidato vai pela exclusão.

 A letra D não aspira integralmente o Princípio da Universalidade. Não sei, mas acho a questão pelo ponto de vista semântico desarrazoada. Se a intenção era levar ao erro, parabéns! Fizeram ótimo trabalho. 

    • Erro da d)
  • d) As normas instituidoras do princípio da legalidade ressalvam expressamente a instituição de fundos e a realização de operações de crédito. (na realidade esse princípio é o da exclusividade).

Como ensina Sanches (2004, p.149), o princípio da exclusividade é um  “princípio orçamentário clássico, segundo o qual a lei orçamentária não conterá matéria estranha à previsão da receita e à fixação da despesa”. 

Art. 165, § 8º: a lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para a abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação da receita, nos termos da lei. 



  •  

O princípio da Não afetação de receitas é exatamente o que diz a letra A. O fato de, no direito brasileiro, somente o imposto estar sujeito a este princípio, é outra coisa completamente diferente. Letra A correta.

gabarito: letra B

transcrição da letra B para facilitar: A aplicação do princípio da universalidade abrange a inclusão no orçamento tanto das receitas e despesas próprias dos órgãos de governo quanto das realizadas por entidades do setor privado em nome do governo e custeadas por recursos públicos.

A base legal que deixa a letra B certa está na Lei 4.320, lá no art. 4º.

Art. 4º - A Lei de Orçamento compreenderá todas as despesas próprias dos órgãos do Governo e da administração centralizada, ou que, por intermédio deles se devam realizar, observado o disposto no art. 2º.

Esse artigo 4º trata do princípio da universalidade. Além disso, o trecho "por intermédio deles [órgãos do Governo e a administração centralizada] se devam realizar" deixa o item correto.


Bons estudos!


Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo