Droga utilizada no tratamento da leucemia mieloide crônica, ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão está relacionado ao tratamento da leucemia mieloide crônica e o mecanismo de ação de drogas específicas. Para resolver essa questão, é necessário compreender os mecanismos de ação dos medicamentos utilizados em tratamentos oncológicos, em especial aqueles que atuam como inibidores de tirosina quinase.
A alternativa correta é a D - Mesilato de Imatinibe. Esta droga é conhecida por inibir a atividade da proteína BCR/ABL, uma tirosina quinase anômala presente em células leucêmicas. O imatinibe funciona ocupando o sítio ativo da quinase, bloqueando a ligação do ATP, essencial para a atividade enzimática desta proteína. Esse bloqueio impede que a célula cancerosa prolifere, tornando-se um tratamento eficaz para a leucemia mieloide crônica.
Vamos agora analisar as alternativas incorretas:
A - Metotrexato: Esta droga não atua no mesmo mecanismo. O metotrexato é um antimetabólito que inibe a diidrofolato redutase, interferindo na síntese de DNA e RNA, mas não bloqueia a proteína BCR/ABL.
B - Asparaginase: Esta enzima é utilizada no tratamento de leucemias linfoblásticas agudas e atua ao depletar a asparagina, um aminoácido essencial, mas não afeta diretamente a tirosina quinase BCR/ABL.
C - Topotecan: É um inibidor da topoisomerase I, que interfere na replicação do DNA, mas não tem ação sobre a BCR/ABL.
E - Hidroxiureia: Essa droga age inibindo a ribonucleotídeo redutase, impedindo a síntese de DNA. Ela é usada em tratamentos de leucemias, mas não atua diretamente no sítio quinase da BCR/ABL.
Portanto, é essencial entender que o Mesilato de Imatinibe é a única droga nesta lista que tem ação específica no tratamento da leucemia mieloide crônica por inibir a tirosina quinase BCR/ABL.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Asparaginase (substância ativa deste medicamento) é indicado para o tratamento de pacientes com leucemia linfocítica aguda. Este agente é principalmente útil em combinação com outros agentes quimioterápicos para a indução de remissões da enfermidade em pacientes pediátricos.
O Imatinibe é quimioterápico que pertence a classe de inibidores de quinases proteicas, sendo que este é responsável por inibir a quinase citoplásmatica oncogênics Bcr/Abl quinase).
O Imatinibe induz remissão hematológica e citogenética em linhagens celulares Bcr-Abl positivas bem como em células leucêmicas de pacientes com LMC cromossomo Philadelphia (Ph) positivo e leucemia linfoblástica aguda (LLA)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo