Droga utilizada no tratamento da leucemia mieloide crônica, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q924917 Farmácia
Droga utilizada no tratamento da leucemia mieloide crônica, que tem como mecanismo de ação a ocupação do sítio quinase da proteína BCR/ABL, bloqueando o acesso ao ATP. Estamos nos referindo ao(à)
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão está relacionado ao tratamento da leucemia mieloide crônica e o mecanismo de ação de drogas específicas. Para resolver essa questão, é necessário compreender os mecanismos de ação dos medicamentos utilizados em tratamentos oncológicos, em especial aqueles que atuam como inibidores de tirosina quinase.

A alternativa correta é a D - Mesilato de Imatinibe. Esta droga é conhecida por inibir a atividade da proteína BCR/ABL, uma tirosina quinase anômala presente em células leucêmicas. O imatinibe funciona ocupando o sítio ativo da quinase, bloqueando a ligação do ATP, essencial para a atividade enzimática desta proteína. Esse bloqueio impede que a célula cancerosa prolifere, tornando-se um tratamento eficaz para a leucemia mieloide crônica.

Vamos agora analisar as alternativas incorretas:

A - Metotrexato: Esta droga não atua no mesmo mecanismo. O metotrexato é um antimetabólito que inibe a diidrofolato redutase, interferindo na síntese de DNA e RNA, mas não bloqueia a proteína BCR/ABL.

B - Asparaginase: Esta enzima é utilizada no tratamento de leucemias linfoblásticas agudas e atua ao depletar a asparagina, um aminoácido essencial, mas não afeta diretamente a tirosina quinase BCR/ABL.

C - Topotecan: É um inibidor da topoisomerase I, que interfere na replicação do DNA, mas não tem ação sobre a BCR/ABL.

E - Hidroxiureia: Essa droga age inibindo a ribonucleotídeo redutase, impedindo a síntese de DNA. Ela é usada em tratamentos de leucemias, mas não atua diretamente no sítio quinase da BCR/ABL.

Portanto, é essencial entender que o Mesilato de Imatinibe é a única droga nesta lista que tem ação específica no tratamento da leucemia mieloide crônica por inibir a tirosina quinase BCR/ABL.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Asparaginase (substância ativa deste medicamento) é indicado para o tratamento de pacientes com leucemia linfocítica aguda. Este agente é principalmente útil em combinação com outros agentes quimioterápicos para a indução de remissões da enfermidade em pacientes pediátricos.

O Imatinibe é quimioterápico que pertence a classe de inibidores de quinases proteicas, sendo que este é responsável por inibir a quinase citoplásmatica oncogênics Bcr/Abl quinase).

Imatinibe induz remissão hematológica e citogenética em linhagens celulares Bcr-Abl positivas bem como em células leucêmicas de pacientes com LMC cromossomo Philadelphia (Ph) positivo e leucemia linfoblástica aguda (LLA)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo