Com base nessa situação hipotética, julgue o item a seguir. ...
Com base nessa situação hipotética, julgue o item a seguir.
A escola burocrática entende o ser humano como homo
economicus, tem como principal autor Max Weber e
trouxe contribuições importantes para a administração
dos dias atuais. A academia ABC possui uma gestão com
características burocráticas.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (31)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Essa questão me deixou com duvidas. Liguei o fato do "Homo Economicus" apenas a Escola da Administração Cientifica (Taylor) e não a Escola Burocrática (Weber). Se alguém poder me esclarecer melhor, agradeceria.
não seria o homem organizacional? se alguém puder me explicar, eu agradeço.
Administração científica e teoria clássica - homo economicus.
Abordagem humanística - homem social.
Teoria estruturalista - homem organizacional.
Fonte: Maxi educa.
Gabarito equivocado !
Teoria da burocracia: homem organizacional
Flexível,
tolerante às frustrações
Capacidade de adiar recompensas
Permanente desejo de realizações
Homem político.
Gabarito: Errado.
Na teoria das organizações surgiram as mais diversas concepções sobre o comportamento humano. Cada concepção acentuou determinada característica e certa conduta das pessoas, como forma de administrar as organizações:
1. A primeira concepção surgiu no século XX, com Taylor e seus colaboradores. Foi a Teoria da Administração Científica. Nela abordou-se o homem como motivado exclusivamente por recompensas financeiras e econômicas, por isso, essa concepção foi chamada de Homo economicus – homem econômico.
2. A segunda concepção surgiu em 1930, com a Teoria das Relações Humanas de Mayo e outros. Combate o racionalismo da Teoria da Administração Científica e aborda o homem como homo social, cujas motivações são sociais e simbólicas. Que todo esforço do homem objetiva satisfazer suas necessidades sociais e de autoestima.
3. A terceira concepção tenta integrar o homem econômico e o homem social, chamada Teoria Estruturalista. Surgiu no início de 1950 e preocupa-se em conceituar o homem como homem organizacional, como parte das empresas e ocupante de vários papéis nas várias organizações em que participa. Suas motivações são sociais e econômicas.
4. A quarta concepção surgiu com a Teoria Comportamental, que conceitua o homem administrativo, ou seja, como incansável processador de informações e tomador de decisões. Para essa concepção as pessoas são motivadas pelo processo decisório e buscam soluções que venham trazer satisfação para os envolvidos.
5. A quinta concepção surgiu com a Teoria da Contingência, no início de 1970. Aborda o homem complexo, cada indivíduo é um mundo à parte, uma realidade distinta das demais. Nada é absoluto, tudo é relativo. Ao mesmo tempo plural e singular. E, mais uma vez, composto por cognições, percepções, motivações.
O conceito de homem complexo pressupõe que em sua relação transacional ele se esforça para dominar o mundo exterior e, para isso, usa suas habilidades. Para cada indivíduo o padrão de valores, percepções e motivações é o resultado da interação entre características biológicas e as experiências do seu desenvolvimento (CHIAVENATO, 2006).
Fonte: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/conceito-de-homem-complexo/41444
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo