Na orientação a objetos, o conceito que garante que nenhum a...
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Alternativa Correta: E - Encapsulamento.
O tema da questão aborda os pilares fundamentais da programação orientada a objetos (POO), que são conceitos essenciais para o design e desenvolvimento de software com esta metodologia. Para resolver a questão, é necessário compreender o significado dos termos listados nas alternativas e como eles se aplicam na prática da engenharia de software.
Em termos de encapsulamento, que é a resposta correta, estamos falando da capacidade de ocultar os detalhes internos do funcionamento de um objeto e expor apenas as funcionalidades necessárias ao mundo externo. Isso é feito através da definição de métodos públicos que são a interface através da qual a interação com o objeto é possível, enquanto que os dados (atributos) são mantidos privados ou protegidos, impedindo, assim, o acesso direto a eles. O encapsulamento assegura a integridade dos dados, permitindo o controle sobre quem e como eles podem ser manipulados.
Isso é fundamental na engenharia de software pois proporciona a modularidade e a manutenibilidade do código, além de reduzir a complexidade e aumentar a reusabilidade dos componentes do software. Com o encapsulamento, é possível modificar a implementação interna de um objeto sem afetar outros componentes que dependem dele, desde que a sua interface pública se mantenha consistente.
Os demais conceitos citados - polimorfismo, herança, agregação e abstração - também são importantes na POO mas não estão relacionados diretamente com a proteção do acesso aos dados internos de um objeto.
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Agregação é um mecanismo de reaproveitamento (reutilização) de classes utilizado pela POO para aumentar a produtividade e a qualidade no desenvolvimento de software.
Encapsulamento é o mecanismo utilizado para disponibilizar métodos que operam sobre os dados e que protegem o acesso direto indevido aos atributos de uma instância fora da classe onde estes foram declarados.
Fonte: http://www.softechnetwork.com.br/java/CursoOO.pdf
Encapsulamento: é o ato de esconder os dados e implementações de uma classe atrás de métodos públicos. O Código encapsulado promove reutilizaçao e sustentabilidade do código.
Mais informações indico o link abaixo:
http://books.google.com.br/books?id=LZzrKci2msIC&printsec=frontcover&hl=pt-BR#v=onepage&q=encapsulamento&f=false
Exemplo de encapsulamento:
class Conta {Observe que nossos atributos estão como private, desta forma protegendo o acesso direto aos atributos.
//Declaração dos Atributos
private double Saldo=0;
private String Nome;
//Declaração dos Metodos
public void deposita(double Valor){
this.Saldo = this.Saldo + Valor + (Valor * 0.10);
}
public double getSaldo(){
return this.Saldo;
}
public void setNome(String N){
this.Nome = N;
}
public String getNome(){
return this.Nome;
}
}
Encapsulamento é a caracteristica de ocultar metodos e atributos para restringir seu acesso em classes derivadas. Geralmente implica em metodos publicos getters & setters para acessa-los.
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