As provisões são classificadas no passivo e têm regras espe...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: Letra C
a) ERRADO. Não se pode fazer essa troca de reconhecimento para outra finalidade.
b) ERRADO. Vide letra C
c) CERTO. Para se registrar uma provisão, deve-se atender a 3 requisitos:
I) a obrigação deve ser presente, decorrente de eventos passados (Erro da letra B, que diz evento futuro)
II) deve ser provável a saída de recursos para liquidar a obrigação
III) deve-se ter uma estimativa confiável do valor a ser mensurado.
d) ERRADO. Deve-se fazer reavaliações das provisões, a fim de verificar se elas continuam atendendo aos requisitos de provisão, se elas deixaram de ser provisão e passaram a ser passivo contingente, ou se simplesmente deixaram de existir qualquer fundamento para o seu reconhecimento ou divulgação em notas explicativas.
e) ERRADO. A conta ''provisão para créditos de liquidação duvidosa'' é uma conta retificadora do ativo, apesar do uso inadequado da palavra ''provisão''.
CPC 25
14. Uma provisão deve ser reconhecida quando:
(a) a entidade tem uma obrigação presente (legal ou não formalizada) como resultado de evento passado; ( B ERRADA)
(b) seja provável que será necessária uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos para liquidar a obrigação; e
(c) possa ser feita uma estimativa confiável do valor da obrigação.
Se essas condições não forem satisfeitas, nenhuma provisão deve ser reconhecida.
7. Este pronunciamento define provisão como passivo de prazo ou valor incertos. Em alguns países o termo “provisão” é também usado no contexto de itens tais como depreciação, redução ao valor recuperável de ativos e créditos de liquidação duvidosa: estes são ajustes dos valores contábeis de ativos e não são tratados neste Pronunciamento Técnico. ( ou seja provisão para créditos de liquidação duvidosa não é uma provisão e sim retificadora de ativo, classificada no ativo - E - ERRADA)
36. O valor reconhecido como provisão deve ser a melhor estimativa do desembolso exigido para liquidar a obrigação presente na data do balanço (C- CORRETA)
59. As provisões devem ser reavaliadas em cada data de balanço e ajustadas para refletir a melhor estimativa corrente. Se já não for mais provável que seja necessária uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos futuros para liquidar a obrigação, a provisão deve ser revertida. (D- ERRADA)
61. Uma provisão deve ser usada somente para os desembolsos para os quais a provisão foi originalmente reconhecida. (A- ERRADA)
GAB. C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo