Mulher, 33 anos, está internada na UTI sob ventilação mecân...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão apresentada é a Alternativa A: Sedation and Agitation Scale (SAS) e Richmond Agitation and Sedation Scale (RASS).
Para entender por que esta é a alternativa correta, precisamos considerar o cenário clínico de um paciente sob ventilação mecânica em UTI, que está recebendo analgo-sedação. O monitoramento do nível de sedação é crucial para garantir que o paciente esteja recebendo a quantidade adequada de sedação, evitando tanto a sedação insuficiente quanto a sedação excessiva.
1. Alternativa A - SAS e RASS
Essas duas escalas são amplamente utilizadas em unidades de terapia intensiva para avaliar o nível de sedação de pacientes sob ventilação mecânica. Sedation and Agitation Scale (SAS) proporciona um método estruturado para medir o nível de agitação e sedação, enquanto a Richmond Agitation and Sedation Scale (RASS) é uma ferramenta validada que ajuda a manter o equilíbrio entre sedação apropriada e a vigília. Ambas são adequadas para avaliar pacientes em estado crítico, garantindo a segurança e eficácia do tratamento.
2. Alternativa B - RASS e Escala de Coma de Glasgow
A Escala de Coma de Glasgow (GCS) é amplamente utilizada para avaliar o nível de consciência em pacientes com trauma cranioencefálico, não sendo a melhor escolha para monitorar a sedação contínua em pacientes de UTI. Embora a RASS seja adequada, a combinação com a GCS não é a mais apropriada para o contexto apresentado.
3. Alternativa C - Escala de Coma de Glasgow e Escala Cincinnati
Nenhuma dessas escalas é específica para o monitoramento de sedação em pacientes de UTI. A GCS é para avaliação de consciência após trauma e a Escala de Cincinnati, por sua vez, é usada para avaliação inicial de acidente vascular cerebral (AVC).
4. Alternativa D - Escala Cincinnati e SAS
Embora a SAS seja adequada para o monitoramento da sedação, a Escala de Cincinnati não é utilizada nesse contexto, sendo voltada para triagem de AVC.
5. Alternativa E - RASS e Escala Cincinnati
Novamente, a RASS é apropriada, mas a Escala de Cincinnati não se aplica ao monitoramento de sedação, mas sim à avaliação rápida de sintomas de AVC.
Portanto, a melhor combinação para monitorar o nível de sedação em uma paciente sob ventilação mecânica é a Alternativa A, com a utilização das escalas SAS e RASS, que oferecem um método eficaz e seguro para essa finalidade.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resp: letra A
A escala de Cincinnati é utilizada para avaliação de AVC, ela tem precisão de acerto de 75% dos casos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo