A diferenciação de produtos constitui uma barreira de entrad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q86197 Administração Geral
Imagem 004.jpg
Com relação a planejamento estratégico, julgue os itens a seguir.

A diferenciação de produtos constitui uma barreira de entrada para novos produtos no mercado.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Barreiras de entrada são os fatores que tornam mais difícil a uma organização começar a atuar num determinado segmento ou mercado.

As principais barreiras de entrada são:

  • Financeiras - altos custos iniciais;
  • Técnicas - Bens ou serviços que requerem muito conhecimento tecnológico;
  • Legais - muitas vezes devem passar pela fiscalização governamental;
A diferenciação cria uma barreira de entrada, dado que os novos entrantes são forçados a investirem pesado para romper os vínculos estabelecidos entre os clientes e as empresas existentes.
  

Cinco Forças de Porter


Ameaça de Entrada de Novos Concorrentes

Muitas empresas entram no mercado com o desejo de conseguir uma fatia (parcela) de um setor e frequentemente recursos substanciais. Caso haja barreiras de entradas que possam dificultar a sua inserção, fica mais dificil a sua fixação no mercado: a ameaça de entrada é pequena. Se o concorrente estabelecer-se pode haver perda de rentabilidade por parte de empresa. Com a ajuda de barreiras ficará muito difícil para o concorrente "roubar" os melhores clientes, assim caso o concorrente se estabelecer no mercado, ele eventualmente vai ficar com os piores clientes, portando pensando duas vezes antes de entrar no novo mercado.




Essa ameaça também pode ser conhecida como A ameaça da entrada de novos concorrentes, ou mesmo Barreiras à entrada de concorrentes

  • A existência de barreiras de entrada (patentes, direito de uso, etc)
  • Acesso aos canais de distribuição
  • Diferenciação dos produtos
  • Exigências de capital
  • Politica governamental
  • Marca
  • Vantagens absolutas de custo
  • Economia de escala
  •  Custos de transição

  Certo.

Diante desse contexto, muitas empresas vêm procurando encurtar o tempo e aumentar a produtividade dos seus processos de desenvolvimento de produto. Entretanto, mesmo com todos esses esforços, não é pequena a possibilidade de fracasso no lançamento de um novo produto.

São cada vez mais comuns os casos de produtos, em indústrias como a de alimentos, a de bebidas ou até mesmo a automobilística, que são retirados de linha pouco tempo após o 
seu lançamento no mercado.

 

Com o aumento da concorrência, lançar produtos novos e aprimorados pode ser um fator de sobrevivência para grande parte das empresas. Por outro lado, a substituição de um produto tradicional por um novo envolve riscos e nem sempre pode ser bem sucedida.

Há uma série de dificuldades no lançamento de um novo produto, envolvendo alguns dilemas e barreiras à entrada no mercado, que precisam ser consideradas na gestão do Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP).
 

Esta "diferenciação" cria uma forte barreira à entrada de novos produtos no mercado. O entrante sabe que terá que investir muito, durante muitos anos antes de ter a oportunidade de retirar uma parcela significativa do mercado. Este esforço custa muito caro e é um bom indicador de que os resultados dos valores investidos no produto não retornarão nem rápida nem facilmente.
http://flavioitavo.blogspot.com.br/2012/01/as-barreiras-de-entrada-estrategia-19.html

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo